Competências e função gerencial: desvendando o GAP (lacuna) de competências de gestores públicos do núcleo de educação de uma Universidade Federal Brasileira

Autores

  • Patricia Whebber Souza Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Dulcilene de Lima

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p44

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o gap (lacuna) de competências gerenciais necessárias e atuais, alicerçando-as nas atribuições e responsabilidades da função gerencial na percepção dos gestores e servidores do Núcleo de Educação Infantil (NEI) de uma Universidade Federal Brasileira. O estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, tendo como participantes os gestores e servidores. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram entrevistas e questionários. Para o tratamento de dados utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontaram a existência de competências necessárias para o exercício da função gestora, sendo estas são consideradas presentes nas ações dos gestores, não existindo um gap de competências necessárias e atuais. Dentre as competências identificadas, destacaram-se: domínio de conhecimentos específicos à educação, relacionamento interpessoal, tolerância, visão de futuro, responsabilidade e compromisso, postura democrática, flexibilidade e adaptação a mudanças. Conclui-se que na percepção dos participantes, não há gap de competências, entretanto, há necessidade de melhoria nas competências: relacionamento interpessoal e comunicação, consideradas de fundamental importância no contexto educacional.

Biografia do Autor

Patricia Whebber Souza Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Maria Dulcilene de Lima

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Publicado

2013-09-09

Edição

Seção

Artigos