A colaboração do segmento privado da educação superior na proposta de democratização do acesso: um estudo da perspectiva sul catarinese

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Faculdade Capivari
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Moraes Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo Serpa Pinto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Meneghel Rodrigues Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2014v7n1p79

Resumo

Considerando a democratização do acesso à educação superior, o artigo tem como objetivo apresentar quais são as principais contribuições de Faculdades Isoladas localizadas no Sul do Estado de Santa Catarina. Para tanto, as contribuições teóricas se estruturam sob a égide de uma reflexão baseada na evolução da educação superior no Brasil, em reflexões sobre a qualidade no segmento e sobre o PNE como instrumento norteador da expansão da educação superior. Desse modo, com base nas orientações metodológicas, a pesquisa configura-se como sendo predominantemente qualitativa, tendo suas bases principais centradas em um estudo de caso de IES localizadas no sul do estado de Santa Catarina.  Os resultados permitem inferir que os principais indicadores que práticas vinculadas a observância das características sociais do entorno permitem alinhar ações acadêmicas e administrativas que fomentam a democratização do acesso, a equidade e a permanência, fomentando oportunidades para a consecução dos objetivos do Plano Nacional da Educação.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Faculdade Capivari

Mestre pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marina Keiko Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluido em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do COnhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação no curso de Engenharia de Materiais. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas (foco em relações interpessoais)e segurança pública e tem como principal linha de pesquisa a questão da confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e do grupo de Estudos em Segurança Pública.

Alexandre Moraes Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), mestrado em Ciências da Computação pela UFSC (1994), especialização em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Brasília - UCB (1992), bacharelado em Administração pela UFSC (2013) e graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados pela UCB (1989). Atualmente é Professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - CAD/UFSC. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação - MGA/UFSC. Professor Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Administração Universitária - INPEAU/UFSC. Durante 18 anos, foi Professor da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, vinculado ao Curso de Ciências da Computação, onde atuou como coordenador de cursos de graduação e pós-graduação, coordenador de programas e projetos de pesquisa e extensão, e gerente de programas e ações integradas. Foi Presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico 3it. Diretor Geral da Associação Comunitária Pão e Sonho. Tem experiência na área de Gestão, Consultoria e Desenvolvimento de Projetos nas áreas de Ensino Superior, Terceiro Setor e TIC, com ênfase em: Sistemas de Informação, Modelos de Informação, Gestão da Informação, Inteligência Aplicada, Gestão do Conhecimento, Gestão de TIC, Integração de Sistemas, CRM, Modelos de Negócios e Estratégias Competitivas.

Rodrigo Serpa Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande (1995), Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é Doutorando em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina e Membro do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC). Professor Assistente da Universidade Federal de Pelotas. Líder do Grupo de Pesquisa em Administração, vinculado ao CNPq. Possui experiência na área de Administração, e os principais temas de interesse em pesquisa são: gestão pública, gestão universitária, ética e relações de trabalho

Thiago Meneghel Rodrigues, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui graduação em Administração com habilitação em Marketing - Faculdades Associadas de Santa Catarina (2005). Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior - Universidade do Extremo Sul Catarinense (2009). Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento - Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na área de concentração Mídia e Conhecimento , na Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, atuando como Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Lages. Tem experiência na área de gestão, com foco em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de marketing, gestão da marca (branding), plano de negócio e empreendedorismo

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Publicado

2014-03-12

Edição

Seção

Artigos