Gestão da docência universitária: o stress na vida dos professores iniciantes

Autores

  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Fernanda Fátima Cofferri Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Eliana Ortiz Castilla Universidad del Rosario
  • Bruna Telmo Alvarenga Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Daniele Simões Borges Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Camila Ferreira Pinto das Neves Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2016v9n4p255

Resumo

A docência universitária é uma atividade profissional complexa e vem sendo reconfigurada pelas mudanças políticas, educacionais e econômicas que, muitas vezes, produzem situações de stress, excesso de trabalho e insatisfação profissional. Por isso, o presente artigo tem por objetivo compreender as percepções dos docentes universitários iniciantes sobre as situações de stress envolvidas no desempenho das suas atividades e funções. Foram entrevistados oito professores em exercício em uma universidade pública do estado do Rio Grande do Sul. A partir da produção e análise dos dados, mediante pesquisa qualitativa do tipo narrativa, as considerações dos entrevistados evidenciam que, muitas vezes, se sentem despreparados em situações de ensino, pressionados pelas demandas de produtividade científica, desconfortos ao lidar com situações administrativas e sobrecarga de atividades, principalmente no ensino e na gestão. Para lidar com situações de stress, os docentes desenvolvem processos de adaptação individual e coletiva e aprendem na prática como contornar as situações adversas que vivenciam, no cotidiano. Acreditamos que os docentes iniciantes têm anseios de promover uma educação de qualidade, apesar das adversidades e incertezas, pois sentem prazer na profissão e consideram ser professor universitário uma conquista e realização.

Biografia do Autor

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Fernanda Fátima Cofferri, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Eliana Ortiz Castilla, Universidad del Rosario

Mestre pela Universidad del Rosario

Bruna Telmo Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Daniele Simões Borges, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Camila Ferreira Pinto das Neves, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos