O papel das IES no desenvolvimento sustentável: estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p48Resumo
As Instituições de Ensino Superior (IES) possuem papel fundamental na formação de pensamentos e opiniões, sendo um dos principais órgãos que podem potencializar o desenvolvimento de um pensamento sustentável. Neste sentido, este estudo buscou investigar o grau de conhecimento que os servidores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresentam sobre temáticas sustentáveis da Administração Pública. Investigou-se ainda, como as práticas de desenvolvimento sustentável propostas para as IES são adotadas pelos servidores da UFSM. A operacionalização da pesquisa ocorreu por meio de um estudo de caso único e holístico, utilizando como unidade de análise a UFSM. A coleta de dados envolveu levantamentos por meio de documentos da IES, arquivos e questionário aplicado junto a 649 servidores da UFSM. Os resultados evidenciam que há ampla deficiência no conhecimento referente a temáticas sustentáveis da Administração Pública. Complementarmente, verificou-se que grande parte dos respondentes não desenvolvem atividades rotineiras visando a racionalização dos recursos utilizados, sendo que foram identificadas algumas iniciativas individuais, mas que não necessariamente refletem no grupo. Neste caso, pode-se concluir que a busca pelo desenvolvimento sustentável na UFSM caminha a passos lentos.Downloads
Publicado
2018-01-01
Edição
Seção
Artigos
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