Satisfação, confiança, comprometimento e suas relações com a lealdade do estudante do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2019v12n3p216

Resumo

Esta pesquisa buscou verificar as variáveis do modelo Relationship Quality-based Student Loyalty (RQSL) que estão significativamente relacionadas à lealdade dos alunos no contexto de prestação de serviços educacionais em uma Instituição de Ensino Superior particular. Abordou sobre os construtos satisfação, qualidade, confiança e comprometimento e sua relação com a lealdade. Para análise da questão de pesquisa, realizou-se um estudo de caso em uma IES, localizada no município de Recife-PE, através de questionário online, direcionado aos estudantes dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Ciência da Computação e Engenharia de Produção. Dessa forma o contexto abordado dirige-se a esse questionamento de pesquisa: “Qual a influência de construtos relacionados ao ambiente educacional na forma de se perceber o impacto positivo sobre a lealdade do aluno para com a Instituição de Ensino Superior particular?" Os dados obtidos revelam que os construtos satisfação, comprometimento e confiança influenciam a lealdade dos alunos, sendo a satisfação o construto de maior força.

Biografia do Autor

Kenys Bonatti Maziero, Centro Universitário FBV WYDEN (Recife, Pernambuco)

Mestre em Administração - Gestão Empresarial pela FBV (DeVry)

Pró-reitor de Pós-graduação no UNIFBV|WYDEN

Marcus Augusto Vasconcelos Araújo, UNIFBV|Mpge - UPE|Fcap

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto na Universidade de Pernambuco e no MPGE/Unifbv

Humberto Caetano Cardoso da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pelo PROPAD/UFPE

Mestre em Gestão Empresarial 

Marlinda Grazielly de Oliveira Figueirêdo, Universidade de Pernambuco| Fcap

Graduanda em Administração pela Universidade de Pernambuco

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Publicado

2019-09-02

Edição

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Artigos