Os desdobramentos do PROIES em uma universidade comunitária: uma teoria fundamentada para o campo da gestão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e75026

Resumo

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma teoria substantiva sobre os desdobramentos da regulação no contexto de uma Universidade Comunitária Catarinense que aderiu ao PROIES. Para isso, sob a ótica de Strauss e Corbin (2008), utilizou-se a estratégia metodológica da Grounded Theory, considerando as entrevistas e as análises documentais como técnicas de coleta de dados e os gestores do processo de adesão, como sujeitos da pesquisa. Os resultados relevaram seis elementos um conjunto de categorias, propriedades e dimensões que contribuem para explicar o fenômeno que, integradas a hipótese fundamental da teoria, contribuem para o desenho de um esquema teórico que sustentam o processo em investigação. As conclusões do estudo mostram que a adesão ao PROIES proporcionou o desenvolvimento de novas competências institucionais, traduzidas em novos processos e novos comportamentos nas pessoas, materializadas em um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes, consideradas, portanto, como os principais desdobramentos da regulação no contexto em estudo.

Biografia do Autor

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (EGC/UFSC). Mestre, pelo Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGAU/UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais e Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Região Carbonífera. Atualmente é Coordenador do Setor de Avaliação Institucional, do Grupo de Estudos em Metodologias Ativas e Professor do Departamento de Administração, ambos vinculados a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). Atua como pesquisador, atualmente vinculado ao Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) e ao Núcleo de Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP), ambos vinculados à Universidade Federal de Santa Catarina. Também é pesquisador do Grupo de Estudos sobre Universidades (GEU), vinculado a Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tem experiência em temas relacionado a avaliação institucional (SINAES), regulação da educação superior e gestão acadêmica, com foco nos impactos do CPC nos Projetos Pedagógicos e dos impactos do IGC no PDI. Desde 2007, desenvolve atividades técnicas relacionadas com a gestão acadêmica, gestão da avaliação institucional e coordenações de curso, colaborando na formulação de estratégias voltadas para o ENADE. Em 2015 participou do Banco Nacional da Itens (BNI/INEP), trabalhando na construção de itens para a área da Administração. É docente de graduação e pós-graduação, preconizando temas vinculados com a área da administração estratégica, gestão do conhecimento, inovação, metodologia científica e temas emergentes vinculados à área da gestão da educação superior.

Paulo Cristiano de Oliveira, Centro Paula Souza: São Paulo, São Paulo

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração (UFRGS). Bacharel em Informática (UNISINOS). * * Pesquisador do Grupo de Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP) do PPGEGC/UFSC. * * Professor de ensino superior no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) e na Universidade São Judas Tadeu (USJT). * * Avaliador ad hoc de periódicos e eventos científicos. * * Experiência na orientação de iniciação científica, com inúmeras produções relacionadas à essas pesquisas. * * Áreas de investigação: (1) tecnologia da informação: sistemas de gestão corporativa e novos modelos de negócios disruptivos; (2) gestão do conhecimento: compartilhamento, gestão da inovação e gestão de projetos; (3) educação a distância: gestão de e-learning e learning management systems; (4) métodos de pesquisa: pesquisa qualitativa, grounded theory, design science research e design thinking. * * Projeto de pesquisa aprovado no processo seletivo do PIBITI CPS/CNPq (Modalidade Iniciação Tecnológica ? IT), edição 2019/2020

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Publicado

2021-01-04

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Artigos