Competências e habilidades atribuídas ao contador: perspectivas de estudantes, egressos e empregadores da área contábil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e80550

Resumo

O estudo buscou identificar as competências e habilidades consideradas importantes pelos estudantes e egressos em contabilidade e empregadores da área contábil no ambiente de trabalho. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário on-line em uma Instituição de Ensino Superior pública, situada no interior de Minas Gerais, e resultou em 136 respostas válidas (69 estudantes; 41 egressos; 26 empregadores). A perspectiva de análise deu-se pelas competências e habilidades preconizadas pelo IFAC nas IES 2, 3 e 4, respectivamente. Para a análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e testes não-paramétricos. Os resultados demonstraram que os estudantes atribuem maior importância às competências técnicas, enquanto os egressos e os empregadores assemelham-se ao equiparar a importância atribuída às competências técnicas e profissionais. Os testes de diferença entre os grupos apontam que os egressos e empregadores diferem quanto a percepção do comportamento ético; e os estudantes e os egressos diferem quanto a importância da tecnologia da informação. Os achados demonstram que as habilidades profissionais requerem maior desenvolvimento no bacharelado em Ciências Contábeis. Além disso, os resultados contribuem aos educadores e permitem refletir sobre as habilidades e competências desenvolvidas e necessárias na graduação.

Biografia do Autor

Rayane Camila da Silva Sousa, Universidade Federal do Paraná

Rayane Camila da Silva Sousa Doutoranda em Contabilidade - PPGCONT UFPR Mestra em Contabilidade - PPGCONT UFPR Bacharel em Ciências Contábeis - UFPI  

Vagner Alves Arantes, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (2020), com Doutorado Sanduíche na École des Science de la Gestion (ESG), da Université du Quebec à Montreal (UQAM) - Canadá (2018/2019).

Mestre em Administração e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Universidade Federal do Paraná Departamento de Ciências Contábeis

Referências

ABAYADEERA, N.; WATTY, K. The expectation-performance gap in generic skills in accounting graduates: Evidence from Sri Lanka. Asian Review of Accounting, v. 22, n. 1, p. 56–72, 2014.

AL MALLAK, M. A.; TAN, L. M.; LASWAD, F. Generic skills in accounting education in Saudi Arabia: students’ perceptions. Asian Review of Accounting, v. 28, n. 3, p. 395–421, 2020.

ASONITOU, S.; HASSALL, T. Which skills and competences to develop in accountants in a country in crisis? International Journal of Management Education, v. 17, n. 3, p. 100308, 2019.

AWAYIGA, J. Y.; ONUMAH, J. M.; TSAMENYI, M. Knowledge and skills development of accounting graduates: The perceptions of graduates and employers in Ghana. Accounting Education, v. 19, n. 1–2, p. 139–158, 2010.

BOYCE, G. Critical accounting education: Teaching and learning outside the circle. Critical Perspectives on Accounting, v. 15, n. 4–5, p. 565–586, 2004.

BRASIL. Resolução CNE/ CES nº. 10, de 16 de dezembro de 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces10_04.pdf> . Acesso em 10 jun. 2020.

BUI, B.; PORTER, B. The expectation-performance gap in accounting education: An exploratory study. Accounting Education, v. 19, n. 1–2, p. 23–50, 2010.

COADY, P.; BYRNE, S.; CASEY, J. Positioning of emotional intelligence skills within the overall skillset of practice-based accountants: employer and graduate requirements. Accounting Education, v. 27, n. 1, p. 94–120, 2018.

DOUGLAS, S.; GAMMIE, E. An investigation into the development of non-technical skills by undergraduate accounting programmes. Accounting Education, v. 28, n. 3, p. 304–332, 2019.

HOWCROFT, D. Graduates’ vocational skills for the management accountancy profession: exploring the accounting education expectation-performance gap. Accounting Education, v. 26, n. 5–6, p. 459–481, 2017.

JACKLING, B.; DE LANGE, P. Do accounting graduates’ skills meet the expectations of employers? a matter of convergence or divergence. Accounting Education, v. 18, n. 4–5, p. 369–385, 2009.

LAWSON, R. A. et al. Focusing accounting curricula on students’ long-run careers: Recommendations for an integrated competency-based framework for accounting education. Issues in Accounting Education, v. 29, n. 2, p. 295–317, 2014.

LEAL, E. A.; SOARES, M. A.; SOUSA, E. G. DE. Perspectivas dos Formandos do Curso de Ciências Contábeis e as Exigências do Mercado de Trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 5, n. 10, p. 147–160, 2008.

LEMES, D. F.; MIRANDA, G. J. Habilidades profissionais do contador preconizadas pela IFAC: um estudo com profissionais da região do Triângulo Mineiro. Advances in Scientific and Applied Accounting, p. 293–316, 2014.

MARÇAL, K. S.; BONOTTO, M. M. S. Desenvolvimento de habilidades à luz da International Education Standard 3: análise da percepção dos formandos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. [s.l.] Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

PAN, P.; PERERA, H. Market relevance of university accounting programs: Evidence from Australia. Accounting Forum, v. 36, n. 2, p. 91–108, 2012.

PIRES, C.; OTT, E.; DAMACENA, C. A formação do contador e a demanda do mercado de trabalho na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Base – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 7, n. 4, p. 315–327, 2010.

REIS, A. D. E. O. et al. Perfil do Profissional Contábil : Habilidades , Competências e Imagem Simbólica. Congresso Controladoria e Contabilidade USP, v. 55, n. 31, p. 95–116, 2015.

TAN, L. M.; LASWAD, F. Professional skills required of accountants: what do job advertisements tell us? Accounting Education, v. 27, n. 4, p. 403–432, 2018.

WEBB, J.; CHAFFER, C. The expectation performance gap in accounting education: a review of generic skills development in UK accounting degrees. Accounting Education, v. 25, n. 4, p. 349–367, 2016.

ZAINAL, K.; HASSAN, W. Z. W.; ALIAS, J. Generic Skill Level of UKM Students after Pursuing the Compulsory General Studies Courses. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 59, p. 558–564, 2012.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Edição

Seção

Artigos