A educação na contemporaneidade: Flexibilidade, comunicação e colaboração.

Conteúdo do artigo principal

Henrique Nou Schneider

Resumo

Neste artigo discutimos como a Educação deve se apresentar com vistas a atender a formação do Homem contemporâneo. Apresentamos o perfil do Homem na Sociedade do Conhecimento como aquele que, além de consumir informações prontas, também gera informação e conhecimento de forma colaborativa, apoiando-se nas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Visando contextualizar o nível tecnológico da atualidade e a respectiva dependência do Homem, desenvolvemos o raciocínio fundamentado em teóricos como Zygmunt Baumam – com o conceito de Modernidade Líquida, Manuel Castells – com a teoria da Sociedade em Rede e Eugênio Trivinho - com a tese da Dromocracia Cibercultural. Finalmente, discutimos algumas competências que a Educação deve primar por desenvolver nos aprendizes e futuros professores, a fim de que estes venham a se tornar cidadãos e profissionais aptos a viver com dignidade e a serem produtivos segundo as novas exigências do mercado.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento
Biografia do Autor

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Engenharia da Produção pela UFSC, Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP, Engenheiro Civil pela UFS. Professor da UFS nos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistema de Informação e nos mestrados em Educação e Computação. Professor do IFS no curso Desenvolvimento de Sistemas.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)