Saberes docentes para a tutoria a distância: propondo o ensino online prático-reflexivo

Conteúdo do artigo principal

Elissandra Silva Santos
Henrique Nou Schneider

Resumo

O presente artigo é fruto da Dissertação de Mestrado desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe a qual teve como objetivo fazer uma reflexão uma reflexão acerca da epistemologia da prática docente no ensino online a partir de Maurice Tardif, Donald Schön, Phillipe Perrenoud e Edgar Morin. Para este artigo fizemos um recorte do que foi feito na Dissertação optando em analisar os saberes docentes para a Tutoria a Distância no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), a partir do viés teórico da “epistemologia da prática profissional dos professores” refletidos por Tardif (2007) e do “ensino prático reflexivo” discutido por Schön (2000). Metodologicamente, esse estudo apresenta-se como um construto teórico de natureza qualitativa sob o enfoque fenomenológico filosófico subjetivista-compreensivista que nos permitiu fazer uma reflexão teórica sobre nossa prática pedagógica na Tutoria a Distância enquanto fenômeno educacional num AVEA – aqui se configurando como campo empírico. Para identificar o fenômeno das interações construídas no AVEA em seus aspectos objetivos e subjetivos, recorri à caracterização de “fenômeno” feita por Lofland (1971). Como resultado, esta pesquisa apresenta uma reflexão crítica sobre o papel da tutoria a distância no ensino online e propõe um conjunto de saberes para a prática docente do professor-tutor com o intuito de promover a construção da aprendizagem reflexiva e formativa no AVEA.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento
Biografia do Autor

Elissandra Silva Santos, Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED/SE) Faculdades Integradas de Sergipe (FISE/SE) Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB/BA)

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado da Educação e do Ensino Superior nas Faculdades Integradas de Sergipe (FISE) e Faculdade do Nordeste da Bahia (FANEB). Também é Tutora a Distância do Centro de Educação Superior a Distância da Universidade Federal de Sergipe (CESAD/UFS/UAB).

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Engenharia da Produção pela UFSC, Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP, Engenheiro Civil pela UFS. Professor da UFS nos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistema de Informação e nos mestrados em Educação e Computação. Professor do IFS no curso Desenvolvimento de Sistemas.  Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GEPIED/UFS/CNPq).