A EDUCAÇÃO MEDIADA COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS VISANDO O EQUILÍBRIO DO PLANETA E MANUTENÇÃO DA VIDA
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Resumo
Resumo
Objetivo: Este artigo, derivado do subconjunto da fundamentação teórica de uma dissertação em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação da UFS, discute a problemática do equilíbrio da biosfera ameaçado pela ação irresponsável e inconsequente do humano, suscitando a urgência do desenvolvimento da consciência biofílica. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual 17 de Março, localizado no município de Aracaju, como sujeitos.
Design/Metodologia/Abordagem: É uma investigação de natureza qualitativa interessada em compreender a subjetividade dos sujeitos envolvidos, além de buscar interpretar a realidade na qual o pesquisador imerge na experiência junto com os participantes, exigindo uma atitude hermenêutica. Do ponto de vista procedimental, corresponde a um estudo de caso, contribuindo para o conhecimento dos fenômenos individuais, grupais, organizacionais, sociais, políticos e relacionados. Caracteriza-se, pois, como uma pesquisa bibliográfica, na qual a seleção do embasamento teórico ocorreu por meio de Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e leitura de artigos científicos e de livros afins. Os dispositivos de produção e coleta de dados a serem utilizados são o questionário semiestruturado, o aplicativo Padlet e oficinas com aplicação de uma Webquest. A análise dos dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva (ATD).
Resultados: A pesquisa encontra-se em desenvolvimento.
Originalidade/Valor: Com base na RSL realizada, constatou-se o caráter de ineditismo da pesquisa, demonstrando o inequívoco valor de sua contribuição para o alargamento do conhecimento.
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