A (In)Adequação do Moodle Como Plataforma à Aprendizagem Baseada em Projetos

Conteúdo do artigo principal

Christiano Lima Santos
Henrique Nou Schneider

Resumo

Diante das transformações econômicas e tecnológicas sofridas pela sociedade nas últimas décadas, a informação bem como as Tecnologias da Informação e Comunicação ganharam papel de destaque como ferramentas para a construção de uma “sociedade em rede”, entretanto o processo de ensino-aprendizagem ainda faz uso de práticas pedagógicas defasadas. Novas técnicas de ensino construtivistas como a Aprendizagem Baseada em Projetos e novas ferramentas computacionais como os Ambientes Virtuais de Aprendizagem vêm sendo investigadas e disseminadas. Este artigo analisa o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle como suporte à técnica de Aprendizagem Baseada em Projetos, com o foco na customização de um ambiente que propicie o aprendizado de forma mais autônoma e colaborativa.

Detalhes do artigo

Seção
Gestão do Conhecimento
Biografia do Autor

Christiano Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Ciência da Computação (PROCC/UFS). Especialista em Gestão de Negócios (UNICID). Graduado em Ciência da Computação (DCOMP/UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática Educativa (GEPIED/UFS/CNPq).

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Engenharia da Produção pela UFSC, Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP, Engenheiro Civil pela UFS. Professor da UFS nos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistema de Informação e nos mestrados em Educação e Computação. Professor do IFS no curso Desenvolvimento de Sistemas. Coordenador do GEPIED/UFS/CNPq.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)