Empreendedorismo e Gestão Empresarial Familiar nos Vales da Uva Goethe - Santa Catarina

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Adriana Carvalho Pinto Vieira
Ricardo Pieri
Julio César Zilli
Michele Domingos Schneider

Resumo

Objetivo: O objetivo do estudo é analisar a capacidade de gestão dos empreendedores rurais das vinícolas da região delimitada pela Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe, por meio de um projeto do qual desenvolve o Business Modelo Canvas (BMC) e o plano de negócios de cada empreendimento. 

Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa quanto aos fins foi classificada como descritiva e, quanto aos meios de investigação, como bibliográfica, documental e um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa. 

Resultados: Por meio da elaboração do diagnóstico organizacional, foi possível perceber alguns pontos positivos das vinícolas que devem ser destacados junto aos clientes, bem como algumas fragilidades que precisam ser trabalhadas para fortalecer o posicionamento da organização no mercado e ampliar sua atuação e sua participação. Os resultados ainda apontam para a necessidade de atenção à estratégia de promoção do marketing-mix.

Limitações da pesquisa: A pesquisa limitou-se a um estudo de caso em uma vinícola pertencente aos Vales da Uva Goethe. 

Originalidade/valor: As empresas não têm conhecimento do seu negócio como um todo. A partir da pesquisa, os resultados apresentados permitem aos vitivinicultores terem uma visão holística do seu negócio, apontando seus pontos fortes e suas fragilidades.

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Artigos
Biografia do Autor

Adriana Carvalho Pinto Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), modalidade mestrado; titular das disciplinas: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PPGDS), de Direito Comercial Comparado e Gestão do Conhecimento e Inovação do Curso de Administração da UNESC; Lider do Grupo de Pesquisa e Diretório Propriedade intelectual, Desenvolvimento e Inovação (PIDI). Possui Pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto Geociências da Unicamp (2012), Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999) e Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993). Atua nas seguintes áreas de pesquisas: sistema da propriedade intelectual, pesquisa e inovação, biotecnologia, desenvolvimento socioeconômico e regional, agronegócio, cadeias produtivas, comercio internacional, segurança dos alimentos e direitos dos consumidores.

Ricardo Pieri, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1983). Especializações nas Áreas de Administração, Gestão Empresarial e Contabilidade Gerencial. Mestrado em Ciência Ambientais. Atualmente é Professor Titular e Chefe de Gabinete da Reitoria da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense. Representante da UNESC no CMDE-Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, no Conselho Municipal do Turismo de Criciúma e no Conselheiro do Bairro da Juventude. Voluntário do Bairro da Juventude desde 2003. Experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica, Gestão de RH, Controladoria e Custos. É consultor de empresas.

Julio César Zilli, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense, MBA em Gestão Empresarial (2003), Especialização para o Magistério Superior (2007) pela UNESC e Graduado em Ciências Contábeis (1997) pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí. Como professor, 10 anos de experiência envolvendo as disciplinas de Legislação Aduaneira, Logística Internacional, Transportes e Seguros Internacionais, Práticas Gerenciais de Exportação e Importação, Negociações Internacionais, Introdução ao Comércio Exterior e Projeto de Pesquisa no curso de Administração com Habilitação em Comércio Exterior da UNESC e ESUCRI - Escola Superior de Criciúma. Na gestão empresarial de empresas do ramo cerâmico e agroindustrial, profissional com 20 anos de experiência em todas as áreas relacionadas ao comércio internacional (comercial, logística, financeiro e documental) com destaque para os mercados da Europa, Ásia e África. Tem experiência na área de Administração, com ênfase no Comércio Exterior, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia e competitividade, governança inovativa, internacionalização das organizações , gestão e estrutura portuária.