Empreendedorismo e Gestão Empresarial Familiar nos Vales da Uva Goethe - Santa Catarina
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: O objetivo do estudo é analisar a capacidade de gestão dos empreendedores rurais das vinícolas da região delimitada pela Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe, por meio de um projeto do qual desenvolve o Business Modelo Canvas (BMC) e o plano de negócios de cada empreendimento.
Design/Metodologia/Abordagem: A pesquisa quanto aos fins foi classificada como descritiva e, quanto aos meios de investigação, como bibliográfica, documental e um estudo de caso, com abordagem essencialmente qualitativa.
Resultados: Por meio da elaboração do diagnóstico organizacional, foi possível perceber alguns pontos positivos das vinícolas que devem ser destacados junto aos clientes, bem como algumas fragilidades que precisam ser trabalhadas para fortalecer o posicionamento da organização no mercado e ampliar sua atuação e sua participação. Os resultados ainda apontam para a necessidade de atenção à estratégia de promoção do marketing-mix.
Limitações da pesquisa: A pesquisa limitou-se a um estudo de caso em uma vinícola pertencente aos Vales da Uva Goethe.
Originalidade/valor: As empresas não têm conhecimento do seu negócio como um todo. A partir da pesquisa, os resultados apresentados permitem aos vitivinicultores terem uma visão holística do seu negócio, apontando seus pontos fortes e suas fragilidades.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.