Disseminação da Informação e a interação de comunicação por meio do Blog numa Instituição de Ensino Superior

Conteúdo do artigo principal

Lucia Andrea Burigo
Adriana Carvalho Pinto Vieira
Cristina Keiko Yamaguchi

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo visa conhecer se o blog de notícias de uma Instituição de Ensino Superior contribui no processo de comunicação e na disseminação da informação e se ocorre a receptividade do leitor quanto a possibilidade de interagir com a instituição.

Design/Metodologia/Abordagem: No setor de comunicação de uma IES – Instituição de Ensino Superior buscou-se estudar a rotina de manter um blog de notícias, que abastece os seus stakeholders com informações das mais diversas áreas, durante noventa dias, quando foram observados e analisados os registros internos do blog e avaliando-se como otimizar a sua utilização, como forma de contribuir para a melhoria do processo de comunicação.

Resultados: Após o estudo se percebeu a importância da ferramenta, considerando-se o volume de acessos do portal, porém detectou-se o espaço existente para ampliação de acessos ao blog e possibilidade de incremento para a participação do leitor, no sentido de estimular a sua interação.

Implicações práticas (se aplicável): A informação, quando transformada em conhecimento, é mais do que um suporte às decisões.

Originalidade/valor: Os registros internos, muitas vezes, ignorados na práxis da organização podem trazer um conteúdo importante para a estratégia e inovação.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lucia Andrea Burigo, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Atualmente é Coordenadora do Setor de Comunicação Integrada da Universidade do Extremo Sul Catarinense e assessora da Câmara de Dirigentes Lojistas de Criciúma. Possui Graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985).

Adriana Carvalho Pinto Vieira, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), modalidade mestrado; titular das disciplinas: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PPGDS), de Direito Comercial Comparado e Gestão do Conhecimento e Inovação do Curso de Administração da UNESC; Lider do Grupo de Pesquisa e Diretório Propriedade intelectual, Desenvolvimento e Inovação (PIDI). Possui Pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto Geociências da Unicamp (2012), Doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (1999) e Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993). Atua nas seguintes áreas de pesquisas: sistema da propriedade intelectual, pesquisa e inovação, biotecnologia, desenvolvimento socioeconômico e regional, agronegócio, cadeias produtivas, comercio internacional, segurança dos alimentos e direitos dos consumidores.

Cristina Keiko Yamaguchi, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Professora Doutora da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS), modalidade mestrado. Docente titular da disciplina de Informação e conhecimento Organizacional e Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) na modalidade Mestrado e Doutorado. Líder do Grupo de Pesquisa de Estratégia, Competitividade e Desenvolvimento - GEComD. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC na UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração: Gestão do Conhecimento e Linha de Pesquisa: Gestão da Sustentabilidade Ambiental e Organizacional. Mestrado em Administração - Área de Concentração: Gestão Estratégica das Organizações pela Universidade do Estado de Santa Catarina. MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e da Universidade de Santa Catarina - UDESC/ESAG. Especialista em Produtividade e Qualidade Total. Graduada em Ciências Contábeis e Bacharel em Administração. Orcid http://orcid.org/0000-0001-7073-4307 (Texto informado pelo autor)