Diretrizes do Conhecimento em uma Multinacional Espanhola do Setor de Colorifício

Conteúdo do artigo principal

Kelly Cristina Mello
Julio César Zilli
Adriana Carvalho Pinto Vieira

Resumo

Objetivo: O presente estudo tem por objetivo analisar os processos de gestão do conhecimento em uma multinacional espanhola. 

Design/Metodologia/Abordagem: Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva quanto aos fins, bibliográfica e um estudo de caso, quanto aos meios de investigação, com abordagem qualitativa. O universo envolvido na pesquisa foi uma empresa multinacional espanhola do setor de colorifício, localizada no Sul de Santa Catarina. Para a coleta de dados, foi utilizada uma entrevista em profundidade junto a Gerente de Recursos Humanos. 

Resultados: Verifica-se que dentre os processos da gestão do conhecimento, a mais utilizada é a transferência de conhecimento, por meio do compartilhamento de informações (know-how), exercido de forma intraempresa ou top down. Esta forma é aplicada diretamente em seus produtos e serviços, mantendo a empresa com um diferencial competitivo em relação ao mercado interno por meio da sua constante inovação. 

Limitações da pesquisa: Como fator limitante, observa-se que a pesquisa foi realizada em uma única empresa, demonstrando que os resultados referem-se somente a este universo.

Originalidade/valor: A originalidade refere-se ao estudo ser realizado em uma multinacional com importante impacto no setor de colorifícios em âmbito nacional e internacional.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Kelly Cristina Mello, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Bacharel em Administração com linha de formação específica em Comércio Exterior

Julio César Zilli, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS/UNESC e Professor dos Cursos de Administração Gestão e Administração com linha de formação específica em Comércio Exterior /UNESC

Adriana Carvalho Pinto Vieira, Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

Professoura Doutora no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico - PPGDS/UNESC