Formas de aprendizagem gerencial ocorridas durante o processo de mudança organizacional: O caso dos gestores da Embrapa Clima Temperado

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Louise de Lira Roedel Botelho
Cleomar Minetto
Marcelo Macedo
Eliseu Champe
Evelin Priscila Trindade
Solano Ribas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender as formas de aprendizagem gerencial ocorridas com os gerentes da Embrapa Clima Temperado durante o processo de mudança organizacional. Este estudo utilizou como amostra seis gerentes que conduziram tal processo entre os anos de 2003 a 2006, quando essa organização elevou-se da 29º posição para o 1º lugar no ranking de desempenho utilizado pela Embrapa para avaliar os serviços prestados à sociedade. Para alcançar tal objetivo, foi realizada uma pesquisa funcionalista e qualitativa. Desta forma, por intermédio dos depoimentos dos gerentes entrevistados, verificaram-se padrões do fenômeno da aprendizagem gerencial na mudança. Como resultado, foram identificadas cinco formas de aprendizagem vivenciadas pelos gestores pesquisados: projetos de aprendizagem, aprendizagem em grupo, aperfeiçoamento, reflexão e referência. Tais pontos se fizeram presentes na construção do processo dinâmico de aprendizagem.

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Seção
Gestão do Conhecimento