COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM UMA PEQUENA EMPRESA DE PRODUTOS ORTOPÉDICOS: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS COLABORADORES

Conteúdo do artigo principal

Fernando Soares Rocha Júnior
https://orcid.org/0000-0002-7236-5303
Vânia Meneghini da Rocha
Marcelo Macedo

Resumo

O objetivo central deste artigo é tentar compreender por meio da visão dos colaboradores de uma pequena empresa de produtos ortopédicos, as suas principais percepções, relacionadas ao compartilhamento de conhecimento organizacional. O método escolhido para a pesquisa é qualitativo com a tipologia qualitativa básica. Para a análise de resultados, foi utilizada a técnica de análise temática de Braun e Clarke. Os principais resultados encontrados demonstram que o compartilhamento de conhecimento na organização é realizado por intermédio da utilização das tecnologias de comunicações comuns ao público, assim como, com a realização frequente da técnica de brainstorming, conversas rápidas e outras estratégias para resolução de problemas conforme identificados nesta pesquisa.


Referências


Alavi, M., & Leidn, D. E. (2001). Knowledge management and knowledge management systems: Conceptual foundations and research issues. MIS Quarterly, 25, 107–136.


Allameh, S. M.; Khozani, M. K.; Baniasadi, B. (2020) Consequences of knowledge processes in small businesses: the role of knowledge acquisition, dynamic capabilities, knowledge sharing and creativity. Int. J. Process Management and Benchmarking, Vol. 10, No. 1.


Braun, V.; Clarke, V. (2012) Thematic analysis. In: Cooper, H. et al. (Eds.). APA handbook of research methods in psychology, v. 2, Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological. Washington, DC: American Psychological Association, v. 2 p. 57-71.


Creswell, J. W. (2007) Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed.


Cummings, J. (2003) Knowledge Sharing: A Review of the Literature. Washington D. C.: The World Bank Operations Evaluation Department.


Dalkir, K. (2005) Knowledge Management in Theory and Practice. Oxford, UK:  Elsevier.


Drucker, P. F. (1993) Sociedade Pós-Capitalista. São Paulo: Pioneira.


Gold H. A.; Malhotra, A; Segars, A, H.; (2001). Knowledge management: An Organizational Capabilities Perspective. Journal of Management Information Systems, 18 (1), 185-214.


Gray, C. (2006). Absorptive capacity, knowledge management and innovation in entrepreneurial small firms. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 12 (6),345-360.


Harel, R.; Schwartz, D.; Kaufmann, D. (2020) Sharing knowledge processes for promoting innovation in small businesses. European Journal of Innovation Management.


ISO 30401:2018. (2018) International Organization For Standardization. Knowledge Management Systems – Requirements. Genebra: ISO.


Kayas, O, G.; Wright, G. (2018) Knowledge Management and Organisational Culture. The Palgrave Handbook of Knowledge Management. ISBN 978-3-319-71434-9 (eBook).


Merriam, S. B. (2009) Qualitative research: a guide to design and implementation. San Francisco: Jossey-Bass/Wiley, 2009.


Morgan, G. (1980) Paradigms, metaphors, and puzzle solving in organization theory. Administrative Science Quarterly, v. 25, n. 4, p. 605-622.


Na Ubon, A.; Kimble, C. (2002) Knowledge Management in Online Distance Education. Proceedings of the 3rd International Conference Networked Learning, University of Sheffield, UK, pp. 465-473.


Ngah e Ibrahim (2010). The Effect of Knowledge Sharing on Organizational Performance in Small and Medium Enterprises.


Santos, N.; Rados, G. J. V. (2020) Fundamentos teóricos de gestão do conhecimento. E-book. – 1. ed. – Florianópolis: Pandion, 114 p.


Takeuchi, H.; Nonaka, I. (2008) Criação e dialética do conhecimento. In: Takeuchi, H.; Nonaka, I. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman.


Utami, Y.; Rofik, M.; Cahyaningtyas, N. W.; Darminto, D. P. (2021). Impact of Knowledge Sharing and Innovation on Small Business Performance. CISIS 2020: Complex, Intelligent and Software Intensive Systems pp 408-411.


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernando Soares Rocha Júnior, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Profissional formado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia do Petróleo e Gás Natural, Pós-Graduado em Educação Profissional e Tecnológica - EPT, possui Mestrado Profissional em Engenharia de Produção. Ex-Professor da Faculdade Batista de Vitória (FABAVI). Desempenhou atividades na aviação comercial brasileira trabalhando na VARIG BRASIL durante um período de 4 anos. Já representou no Espírito Santo a empresa IJS GLOBAL INC, a qual desenvolvia atividades nas áreas de Logística Nacional e Agenciamento de Cargas Internacionais (Logística Internacional), atuando em todos os modais de transportes existentes no mundo. Exerceu função de Analista de PCPM na WHIRLPOOL S.A - unidade Joinville/SC, na área de Planning/Logística da Empresa. Lecionou na FCJ - Faculdade Cenecista de Joinville nos cursos de Graduação em Logística, Administração de Empresas, Administração de Empresas e Negócios Internacionais nas disciplinas: Gestão de Suprimentos e Fornecedores (SCM), Sistemática de Comércio Exterior, Relações Internacionais, Teoria e Prática Cambial, Logística Integrada e Tópicos em Negócios Internacionais. Ex-Professor da UNISOCIESC (Centro Universitário Tupy), lecionou as disciplinas de Logística Direta e Logística Reversa para cursos de Graduação em Logística, Engenharia de Produção e Processos Gerenciais. Atuou também, como orientador de trabalhos de conclusão de cursos (TCC II) e como Professor de Pós-Graduação Lato Sensu na UNISOCIESC para o curso de Engenharia de Suprimentos. Também desenvolveu atividades no Ensino Superior como Professor Tutor no Grupo UNIASSELVI para os cursos de Administração, Logística, Gestão Comercial, Processos Gerenciais. Lecionou na Pós Graduação no curso de MBA em Gestão Empresarial/Logística da AUPEX - Joinville/SC. Foi Professor Concursado do IFC (Instituto Federal Catarinense), Campus São Francisco do Sul/SC, durante um ano e meio. Atualmente é Professor de Ensino Superior do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Câmpus Joinville.