A UTILIZAÇÃO DO ROADMAP COMO ELEMENTO ATIVADOR DA GESTÃO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

Conteúdo do artigo principal

Fernando Soares Rocha Júnior
https://orcid.org/0000-0002-7236-5303
Zanata Nascimento
Marcelo Macedo

Resumo

Objetivo: o objetivo principal deste trabalho é analisar as principais contribuições da utilização do Roadmap (RM) para a Gestão do Conhecimento (GC) e identificar como essa bússola gerencial auxilia na estruturação e planejamento da gestão do conhecimento nas organizações.


Design/Metodologia/Abordagem: nesta pesquisa, foi utilizada o método de revisão sistemática de literatura por meio da análise de artigos empíricos, na base de dados Scopus, a fim de sintetizar os conhecimentos relacionados ao tema.


Resultados: os resultados demonstram que a metodologia Roadmap pode ser utilizada como um elemento ativador da Gestão do Conhecimento, sendo de uso comum, para o planejamento estratégico de Gestão do Conhecimento, concentração de informações relevantes, ferramenta visual, como também, ser utilizado para a disponibilização de informações claras e objetivas entre os stakeholders envolvidos no processo de GC, dentre outras finalidades identificadas no estudo desenvolvido.


Originalidade½Valor: a originalidade do estudo é percebida pela identificação da escassez de estudos que correlacionam o roadmap com seus efeitos práticos na gestão do conhecimento em termos organizacionais.


 


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fernando Soares Rocha Júnior, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Profissional formado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, Pós-Graduado em Gestão da Tecnologia do Petróleo e Gás Natural, Pós-Graduado em Educação Profissional e Tecnológica - EPT, possui Mestrado Profissional em Engenharia de Produção. Ex-Professor da Faculdade Batista de Vitória (FABAVI). Desempenhou atividades na aviação comercial brasileira trabalhando na VARIG BRASIL durante um período de 4 anos. Já representou no Espírito Santo a empresa IJS GLOBAL INC, a qual desenvolvia atividades nas áreas de Logística Nacional e Agenciamento de Cargas Internacionais (Logística Internacional), atuando em todos os modais de transportes existentes no mundo. Exerceu função de Analista de PCPM na WHIRLPOOL S.A - unidade Joinville/SC, na área de Planning/Logística da Empresa. Lecionou na FCJ - Faculdade Cenecista de Joinville nos cursos de Graduação em Logística, Administração de Empresas, Administração de Empresas e Negócios Internacionais nas disciplinas: Gestão de Suprimentos e Fornecedores (SCM), Sistemática de Comércio Exterior, Relações Internacionais, Teoria e Prática Cambial, Logística Integrada e Tópicos em Negócios Internacionais. Ex-Professor da UNISOCIESC (Centro Universitário Tupy), lecionou as disciplinas de Logística Direta e Logística Reversa para cursos de Graduação em Logística, Engenharia de Produção e Processos Gerenciais. Atuou também, como orientador de trabalhos de conclusão de cursos (TCC II) e como Professor de Pós-Graduação Lato Sensu na UNISOCIESC para o curso de Engenharia de Suprimentos. Também desenvolveu atividades no Ensino Superior como Professor Tutor no Grupo UNIASSELVI para os cursos de Administração, Logística, Gestão Comercial, Processos Gerenciais. Lecionou na Pós Graduação no curso de MBA em Gestão Empresarial/Logística da AUPEX - Joinville/SC. Foi Professor Concursado do IFC (Instituto Federal Catarinense), Campus São Francisco do Sul/SC, durante um ano e meio. Atualmente é Professor de Ensino Superior do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Câmpus Joinville.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.