USO DE METÁFORAS E NARRATIVAS NO METAVERSO PARA EDUCAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Ingrid Weingärtner Reis
https://orcid.org/0000-0002-1555-2911
Artieres Estevão Romeiro
Richard Perassi Luiz de Souza
Vania Ribas Ulbricht
Neri dos Santos

Resumo

Objetivo: este artigo apresenta uma análise do conceito de metaverso e sua utilização como estratégia na educação. O metaverso representa um espaço relevante para a inovação educacional, considerando as transformações culturais e o uso massivo de jogos
e dispositivos eletrônicos por crianças e jovens, nesse contexto, a utilização de metáforas e narrativas emerge como elementos constituintes dos mundos virtuais. Tem como objetivo analisar o conceito de metaverso, reconhecê-lo como ecossistema de mídia de
conhecimento e explorar as possibilidades de utilização de mundos virtuais na educação. Design/ Metodologia/abordagem: este estudo, de natureza bibliográfica e interpretativa, baseia-se na coleta e análise de informações existentes de fontes secundárias, como livros, artigos científicos; por outro lado, a natureza interpretativa concentra-se na análise e na compreensão dos dados coletados a partir de uma perspectiva crítica, buscando gerar novas interpretações ou percepções sobre o assunto. Resultados: a principal contribuição do estudo está na demonstração de como esses elementos narrativos e metafóricos, aplicados em ambientes virtuais, podem enriquecer a experiência educacional, criando um ambiente propício para a criatividade, o engajamento e a cocriação
do conhecimento. Originalidade/Valor: a originalidade desta pesquisa reside em explorar o metaverso não apenas como um ambiente tecnológico, mas como um ecossistema de mídia de conhecimento, integrando elementos cognitivos como metáforas e narrativas ao
contexto educacional. 

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento

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