ANÁLISE HISTÓRICA E EPISTEMOLÓGICA DO VOCÁBULO CONHECIMENTO E DE TEORIAS QUE SUBSIDIAM OS FENÔMENOS RELACIONADOS A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Conteúdo do artigo principal

MARTA LÍGIA POMIM VALENTIM
https://orcid.org/0000-0003-4248-5934
LILLIAN MARIA ARAUJO DE REZENDE ALVARES
https://orcid.org/0000-0002-8920-0150

Resumo

Objetivo: realizar uma análise histórica e epistemológica do vocábulo ‘conhecimento’ e de teorias que subsidiam os fenômenos relacionados a gestão do conhecimento.  Design|Metodologia|Abordagem: o procedimento metodológico adotado para a elaboração desta revisão utiliza a revisão narrativa, em que o recorte baseia-se no consenso e na crítica das autoras sobre a produção científica disponível e a análise descritiva. Resultados: apresenta a etimologia do vocábulo ‘conhecimento’ iniciando na antiguidade até o Século XXI, destacando as correntes teóricas do conhecimento e as compreensões sobre a expressão gestão do conhecimento. Originalidade|Valor: a expressão gestão do conhecimento recebeu aporte histórico e teórico dos significados identificados, somada à carga semântica dos estudos organizacionais que já reúnem.


Referências

Aarons, J. (2006). Epistemology and knowledge management. In D. G. Schartz (Ed.), Encyclopedia of knowledge management (pp. 166-172). Idea Group, 897p.


Abel, G. (2014). Systematic knowledge research. Rethinking epistemology. Rivista Internazionale di Filosofia e Psicologia, 5(1), 13-28. Acesso em 12 de agosto, 2022, de https://www.rifp.it/ojs/index.php/rifp/article/view/rifp.2014.0002.


Ackoff, R. L. (1989). From data to wisdom. Journal of Applied Systems Analysis, 16(1), 3-9. Acesso em 12 de agosto, 2022, de http://www-public.imtbs-tsp.eu/~gibson/Teaching/Teaching-ReadingMaterial/Ackoff89.pdf.


Alavi, M., & Leidner, D. E. (2001). Review: Knowledge management and knowledge management systems: Conceptual foundations and research issues. MIS Quarterly, 25(1), 107-36. https://doi.org/10.2307/3250961


Bakhtin, M. M. (1997). Marxismo e filosofia da linguagem (8a ed.). Hucitec, 196p.


Baskerville, R., & Dulipovici A. (2006). The theoretical foundations of knowledge management. Knowledge Management Research & Practice, 4(2), 83-105. https://doi.org/10.1057/palgrave.kmrp.8500090


Bourdieu, P. (1998). O poder simbólico (2a ed.). Bertrand Brasil, 322p.


Caruso, S. J. (2017). A foundation for understanding knowledge sharing: Organizational culture, informal workplace learning, performance support, and knowledge management. Contemporary Issues in Education Research, 10(1), 45-52. https://doi.org/10.19030/cier.v10i1.9879


Cline, S., Hinsch, C., Mertha, I., & Thompson, M. (2004). Knowledge management. In S. Cline, C. Hinsch, I. Mertha, & M. Thompson, Information systems: theory and practice. Acesso em 12 de agosto, 2022, de http://ist.umsl.edu/files/pdfs/BOV04-2.pdf


Choo, C. W. (2003). Perspectives on managing knowledge in organizations. Cataloging & Classification Quarterly, 37(1-2), 205-220. https://doi.org/10.1300/J104v37n01_14


Dalkir, K. (2005). Knowledge management in theory and practice. Elsevier Butterworth-Heinemann, 356p.


Davenport, T. H., & Prusak, L. (1998a). Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. Futura, 316p.


Davenport, T. H., & Prusak, L. (1998b). Working knowledge: How organizations manage what they know. Harvard Business School Press.


Fuller, S. (2016). Knowledge management foundations. Routledge, 296p.


Gorz, A. (2005). O imaterial: conhecimento, valor e capital. Annablume, 108p.


Hajric, E. (2018). Knowledge management: A theoretical and practical guide for knowledge management in your organization. Kindle Edition, 252p.


Hall, D. J., & Paradice, D. (2005). Philosophical foundations for a learning-oriented knowledge management system for decision support. Decision Support Systems, 39(3), 445-461. https://doi.org/10.1016/j.dss.2004.01.005


Hessen, J. (2000). Teoria do conhecimento. Martins Fontes, 177p.


Ilharco, F. (2003). Filosofia da informação. Universidade Católica Editora, 202p.


Koenig, M. E. D. (1998). From intellectual capital to knowledge management: what are they talking about? Inspel, 32(4), 222-233. Acesso em 12 de agosto, 2022, de https://archive.ifla.org/VII/d2/inspel/98-4koem.pdf


Logan, R. K. (2012). Que é informação? A propagação da organização na biosfera, na simbolosfera, na tecnosfera e na econosfera. Contraponto: 274p.


Malhotra, Y. (2000b). Knowledge management and new organization forms: A framework for business model innovation. Information Resources Management Journal, 13(1), 5-14. https://doi.org/10.4018/irmj.2000010101


Malhotra, Y. (2000a). From information management to knowledge management: beyond the ‘hi-tech hidebound’ systems. In K. Srikantaiah & M. Koenig (Eds.), Knowledge management for the information professional (pp. 37-61). Information Today.


Mannheim, K. (1967). O problema de uma sociedade do conhecimento. In K. Mannheim, R. K. Merton, & C. Wright-Mills, Sociologia do conhecimento. Zahar.


Maturana, H. R., & Varela, F. J. (2001). A árvore do conhecimento: as bases da compreensão humana. Palas Athena, 283p.


Morin, E. (1999). O método: O conhecimento do conhecimento. Sulina, 288p.


Morin, E. (2003). Ciência com consciência (7a ed.). Bertand Brasil, 344p.


Nonaka, I. (1994). A dynamic theory of organizational knowledge creation. Organization Science, 5(1), 14-37. Acesso em 12 de agosto, 2022, de https://www.jstor.org/stable/2635068


Nonaka, I., & Konno, N. (1998). The concept of ''ba'': Building a foundation for knowledge creation. California Management Review, 40(3), 40-54. https://doi.org/10.2307/411659


Online Etymology Dictionary. Acesso em 12 de agosto, 2022, de https://www.etymonline.com/


Piaget, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Vozes, 423p.


Polanyi, M. (1983). The tacit dimension. Peter Smith, 108p.


Polanyi, M. (1962). Personal knowledge: Towards a post-critical Philosophy. Routledge & Kegan Paul, 493p.


Polanyi, M. (1966). The logic of tacit inference. Philosophy, 41(155), 1-18. Acesso em 12 de agosto, 2022, de https://www.jstor.org/stable/3749034


Sharma, D. (2021). Knowledge management and knowledge management systems: Conceptual foundations. Journal of Contemporary Issues in Business and Government, 27(3), 918-924. Acesso em 12 de agosto, 2022, de https://cibgp.com/article_10936_f47983f36e3ce17572619e0124bc1d9e.pdf


Swan, J., & Scarbrough, H. (2001). Knowledge management: Concepts and controversies. Journal of Management Studies, 38(7), 913-921. https://doi.org/10.1111/1467-6486.00265


Thompson, P., Warhurst, C., & Callaghan, G. (2001). Ignorant theory and knowledgeable workers: Interrogating the connections between knowledge, skills and services Journal of Management Studies, 38(7), 923-942. https://doi.org/10.1111/1467-6486.00266


 


Tsoukas, H., & Vladimirou, E. (2001). What is organizational knowledge? Journal of Management Studies, 38(7), 973-993. https://doi.org/10.1111/1467-6486.00268


Valentim, M. L. P. (2013). A importância do compartilhamento de conhecimento em ambientes empresariais. In R. de B. Cianconi, R. I. N. Cordeiro, & C. H. M. de Almeida (Eds.), Gestão do conhecimento, da informação e de documentos em contextos informacionais (pp. 59-79). (Estudos da Informação, 3). Editora UFF, 298p.


Vigotski, L. S. (1998). Pensamento e linguagem (2a ed.). Martins Fontes, 194p.


Wiig, K. M. (1993). Knowledge management foundations -- thinking about thinking --: How people and organizations create, represent, and use knowledge (Vol. 1). Schema, 428p.


Wiig, K. M. (1999). The intelligent enterprise and knowledge management. Knowledge Research Institute, 26p.


Wurman, R. S. (1995). Ansiedade de informação: Como transformar informação em compreensão (5a ed.). Cultura Editores, 380p.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

MARTA LÍGIA POMIM VALENTIM, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

<

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.