Estratégias em parques tecnológicos: Uma análise da produção científica na base Web of Science
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Estudos anteriores sugerem que os enfoques estratégicos de um parque tecnológico são modificados ao longo do tempo, ou seja, ao longo da sua existência são elaboradas e desenvolvidas diferentes estratégias de acordo com o ciclo de vida no qual se encontra o parque. Neste contexto, acredita-se que as pesquisas sobre estratégia podem agregar novas evidências que ajudem a elucidar os diferentes aspectos envolvidos na criação e no desenvolvimento de parques tecnológicos. O objetivo deste trabalho é mapear as publicações científicas que abordam a temática estratégia em parques tecnológicos no âmbito internacional.
Design/Metodologia/Abordagem: Foi realizado um estudo bibliométrico das pesquisas publicadas na base Web of Science – Social Sciences Citation Index (WoS-SSCI) publicados até 2015 (junho).
Resultados: Foram identificados 51 artigos sobre o tema publicados em 35 periódicos entre 1998 e 2015. Esses artigos foram escritos por 117 autores vinculados a 80 instituições localizadas em 21 países. Foi analisada a evolução da quantidade de publicações por ano e os periódicos que se destacam na temática (com mais publicações e com mais citações). A análise dos 10 artigos mais citados sobre o assunto mostra que a maioria dos trabalhos emprega métodos quantitativos (survey) com aplicação de questionários.
Originalidade/valor: Os resultados deste estudo retratam que o enfoque predominante das pesquisas está voltado para investigar individualmente as empresas que estão instaladas em parques tecnológicos e não, necessariamente, as estratégias do parque como um todo.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.