GESTÃO DO CONHECIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS RESIDENTES EM PARQUES TECNOLÓGICOS
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Resumo
Objetivo: Analisar se e como empresas instaladas em parques tecnológicos brasileiros utilizam os recursos disponibilizados nesses ambientes (condições proporcionadas pelos parques) e se essas empresas realizam gestão estratégica do conhecimento e inovação (de produto/serviço, de processo, de marketing e organizacional).
Design/Metodologia/Abordagem: O método utilizado foi um estudo exploratório quantitativo (survey). Participaram deste estudo 1390 empresas, contatadas via e-mail e telefone, sendo um total de 242 empresas instaladas em Parques/Incubadoras no Brasil. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva (frequência, percentual e média).
Resultados: Os principais resultados são: (i) perfil geral das empresas; (ii) características gerais dos parques, tais como condições de infraestrutura e serviços de apoio; (iii) aspectos relativos à gestão estratégica do conhecimento; e (iv) inovações realizadas nas empresas.
Originalidade/valor: Este trabalho disponibiliza informações que podem ser utilizadas por outros pesquisadores e/ou gestores de parques tecnológicos, já que o entendimento sobre estes ambientes pode ajudar na identificação de ações, estratégias e políticas para desenvolver gestão do conhecimento e inovações nas empresas residentes em parques tecnológicos.
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