CADASTRO POSITIVO E A INOVAÇÃO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DAS NOVAS POLÍTICAS DE CRÉDITO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS STARTUPS
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Resumo
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os impactos econômicos e operacionais da inserção do Cadastro Positivo no sistema financeiro brasileiro para o setor de inovação.
Design?Metodologia?Abordagem: Parte-se de uma síntese dos principais problemas enfrentados pelas empresas startups, especialmente no financiamento de seus projetos inovadores. A presente pesquisa é de natureza quantitativa exploratória, realizada com base em questionário aplicado em startups da região do vale do Rio dos Sinos.
Resultados: Consegue-se vislumbrar quais são os resultados esperados na economia brasileira com esta medida. Constatou-se que as empresas, praticamente a metade das empresas pesquisadas, conhece o Cadastro Positivo, mas nenhuma delas solicitou a inclusão, nem mesmo demonstraram a intenção de registrar-se no banco de dados, quando essa era a única maneira de participar de tal banco de dados.
Originalidade?Valor: A falta de acesso ao crédito junto ao mercado financeiro é um dos principais problemas com que as empresas startups se deparam, haja vista sua falta de dados para a formação de rating de crédito. Assim, a originalidade do trabalho está em mostrar as principais etapas de criação e de implantação do cadastro positivo, seus potenciais para mitigar tal obstáculo, bem como os impactos econômicos que esse subterfúgio traz para o sistema nacional de inovação.
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