Aplicações Semânticas no Processo de Gestão de Ideias

Conteúdo do artigo principal

Marina Carradore Sérgio
Alexandre Leopoldo Gonçalves

Resumo

Para se manterem competitivas no mercado, as empresas necessitam inovar e desenvolver produtos que satisfaçam as expectativas de seus consumidores. A gestão de ideias pode ser vista como uma área potencial e em expansão, capaz de gerar retorno financeiro para as organizações. Possui como principal objetivo a organização de ideias para então desenvolvê-las efetivamente. Este trabalho, de cunho teórico, tem como principal objetivo analisar a relação entre a área de gestão de ideias e as aplicações semânticas, tendo como referencial a área de desenvolvimento de ontologias e web semântica. Para tanto, é analisado inicialmente o processo de gestão de ideais e suas características. Em seguida, são analisadas as tecnologias semânticas, bem como sua participação no processo. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa como meio para uma descrição interpretativa do referencial teórico. Este estudo permitiu identificar que as aplicações semânticas são soluções viáveis, compondo instrumentos facilitadores no processo de gestão de ideias.

Detalhes do artigo

Seção
Engenharia do Conhecimento
Biografia do Autor

Marina Carradore Sérgio, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Araranguá, Santa Catarina, Brasil, em 2013. Atualmente é aluna de Mestrado do Departamento de Engenharia a Gestão do Conhecimento, na área de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Suas principais áreas de pesquisas são: Ontologia, Análise de Agrupamentos, Engenharia de Ontologia, Gestão de Ideias, Descoberta de Conhecimento em Bases Textuais.

Alexandre Leopoldo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciência da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2000 e 2006. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia do Conhecimento e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Engenharia do Conhecimento atuando principalmente nos seguintes temas: Extração e Recuperação de Informação, Descoberta de Conhecimento e Engenharia de Ontologia.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)