A CRIAÇÃO DE CONHECIMENTO NOS ENCONTROS DE SERVIÇO: O CASO DE UMA AGRITECH BRASILEIRA

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Victor Fraile Sordi
http://orcid.org/0000-0002-1689-1587
Gustavo Fraile Sordi
Marina Keiko Nakayama

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi investigar como os encontros de serviço podem ser utilizados para criar conhecimentos.

Design/Metodologia/Abordagem: Este artigo apresenta um estudo de caso qualitativo que descreve como os encontros de serviço entre uma agritech brasileira e seus clientes são usados para criar novos conhecimentos. O estudo de caso foi aplicado à uma startup do interior do estado de São Paulo, que fornece serviços de gestão de propriedades agrícolas e agricultura de precisão.

Resultados: Os resultados sugerem que as interações entre clientes e fornecedores nos encontros de serviço podem ser oportunidades para a criação de conhecimentos úteis tanto para as organizações como para seus clientes. Nessas interações, clientes e fornecedores podem ser capazes de co-criar conhecimento e valor.

Limitações da pesquisa: Como se trata de um estudo de caso único, a generalização dos resultados se restringe às organizações envolvidas em contextos e condições semelhantes.

Implicações práticas: As organizações podem qualificar esses encontros de serviço de modo a aproveitar ao máximo as oportunidades de criação de conhecimento. A criação de novos conhecimentos úteis pode gerar inovações importantes nessas organizações.

Originalidade/valor: Não há na literatura estudos de caso focados na capacidade de criação de conhecimento nos encontros de serviço. Da mesma forma, pouco se sabe sobre a realidade das agritechs brasileiras e de seus esforços para criar conhecimentos e gerar inovações.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Victor Fraile Sordi, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Gustavo Fraile Sordi, Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestrando em Administração Pública

Marina Keiko Nakayama, Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE)

Doutora em Administração