Vozes da diferença: tempo e transformação entre educadores populares em Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2017v19n2p213Resumo
Neste artigo aproximam-se narrativas de educadores populares em Recife e Olinda, atuantes em organizac?o?es na?o governamentais nas de?cadas de 1990 e 2000, dos conceitos de “tempo de emaranhamento” de Achille Mbembe e “inscric?o?es intersticiais da diferenc?a cultural” de Homi Bhabha. Argumenta-se que os educadores eram incitados a falar de si a partir das noc?o?es de rac?a, ge?nero, sexualidade e cultura, criando espac?os de enunciac?a?o em que se intercruzavam experie?ncias passadas, presentes e futuras: tornava-se assim mulher, negro, homossexual, artista, educador. Ale?m de fazer ver um argumento particular sobre tempo e transformac?a?o entre educadores, o encontro do material de campo e da teoria po?s-colonial tambe?m agencia uma se?rie de bifurcac?o?es anali?ticas e, assim, elicia outro argumento, dessa vez sobre tempo e transformac?a?o nos textos antropolo?gicos. Como com qualquer narrativa, a dos antropo?logos na?o ocorre sem efeitos. Explora-se o tempo emergente nas histo?rias de vida contadas pelos educadores e nas trajeto?rias de vida analisadas por antropo?logos.
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