Avaliação da Toxicidade do extrato bruto metanólico de <I>Baccharis dracunculifolia</I> por meio do bioensaio com Artemia salina
Resumen
As plantas medicinais vêm sendo mundialmente empregadas na medicina popular. Dentro do gênero Baccharis, a espécie Baccharis dracunculifolia se destaca, sendo utilizada para vários males. O uso indiscriminado de plantas sem qualquer conheci-mento fitoquímico, farmacológico e principalmente toxicológico é de grande preocupação para a saúde. Assim, encontrar uma concentração segura e não letal para o uso terapêutico constitui-se uma etapa de grande importância. Desse modo, buscou-se neste estudo avaliar a toxicidade do extrato bruto metanólico de Baccharis dracunculifolia frente às larvas de Artemia salina. Os resultados mostraram uma concentração letal média (CL50) de 1008,51ug/mL e 921,32ug/mL em 24 e 48h respec-tivamente, sendo necessária uma concentração muito alta para ser considerada letal.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os artigos e demais trabalhos publicados em Insula, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.