As estratégias ‘para o seu filho ler’: um estudo do contrato de leitura da seção infantil do jornal Zero Hora

Lara Niederauer Machado, Viviane Borelli

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1984-6924.2013v10n1p223

Este artigo investiga a relação que o jornalismo firma - através do estabelecimento de um contrato de leitura - com o seu leitor, mais especificamente com o leitor da seção Para o seu filho ler, do jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul. Para análise, optou-se pelo norteamento da semiologia de terceira geração (Verón, 2004), em que foram selecionados enunciados da seção a partir de um corpus de 111 exemplares. Nota-se que a seção está estritamente ligada com a lógica por qual a sociedade passa: processo de midiatização no qual as mídias têm papel na estruturação das práticas sociais.


Palavras-chave


Jornal; Contrato de leitura; Enunciação; Leitor

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(Est-s Jorn. Mid.), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSNe 1984-6924.

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