As telas ubíquas e a midiatização do torcedor de futebol

Autores

  • Ivan Satuf Universidade da Beira Interior (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p328

Resumo

 

Diante da histórica vinculação entre esporte e mídia e da atual proliferação das tecnologias móveis de comunicação, este artigo busca compreender como a multiplicação das telas altera a experiência do torcedor dentro dos estádios de futebol. A análise busca integrar a ubiquidade das telas a duas tradições na pesquisa acadêmica sobre midiatização (institucionalista e social-construtivista). A teoria é confrontada com um caso ilustrativo da midiatização do torcedor de futebol, o quadro Profetas do Brasileirão, criado pela Rede Globo.

Biografia do Autor

Ivan Satuf, Universidade da Beira Interior (Portugal)

Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior (Portugal). Bolsista Capes (Processo: BEX-0852/13-9).

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Publicado

2014-10-10

Edição

Seção

Núcleo Temático