As telas ubíquas e a midiatização do torcedor de futebol

Autores/as

  • Ivan Satuf Universidade da Beira Interior (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p328

Resumen

 

Diante da histórica vinculação entre esporte e mídia e da atual proliferação das tecnologias móveis de comunicação, este artigo busca compreender como a multiplicação das telas altera a experiência do torcedor dentro dos estádios de futebol. A análise busca integrar a ubiquidade das telas a duas tradições na pesquisa acadêmica sobre midiatização (institucionalista e social-construtivista). A teoria é confrontada com um caso ilustrativo da midiatização do torcedor de futebol, o quadro Profetas do Brasileirão, criado pela Rede Globo.

Biografía del autor/a

Ivan Satuf, Universidade da Beira Interior (Portugal)

Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior (Portugal). Bolsista Capes (Processo: BEX-0852/13-9).

Publicado

2014-10-10

Número

Sección

Núcleo Temático