A Fortaleza da Copa do Mundo: o legado como ferramenta de legitimação do megaevento esportivo

Autores

  • Silvia Helena Belmino Universidade Federal do Ceará
  • Alissa Carvalho UFC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p390

Resumo

 

Escolhida para abrigar alguns jogos da Copa do Mundo de Fut­ebol da FIFA de 2014, Fortaleza teve de passar por um processo de transformação e investimentos em estrutura e em propaganda pelos governos estadual e municipal. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar como a maneira que as principais obras para a Copa foram apresentadas no caderno esportivo do Jornal O Povo contribuiu para elaboração da imagem de Fortaleza para a população local, como forma de justificar o fato de sediar o megaevento esportivo. Dentre os objetivos específicos, procurou-se compreender também o papel das intervenções na solidificação de Fortaleza como destino turístico. O recorte utilizado neste artigo são matérias veiculadas no período entre agosto 2012 a junho de 2013, principalmente o material referente à Copa das Confederações, o evento teste para Copa do Mundo, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009).

Biografia do Autor

Silvia Helena Belmino, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2011). É coordenadora do Grupo de Pesquisa GICEU (Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo e Experiencia Urbana), na Universidade Federal do Ceará.

Alissa Carvalho, UFC

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2013).

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Publicado

2014-10-26

Edição

Seção

Núcleo Temático