A Fortaleza da Copa do Mundo: o legado como ferramenta de legitimação do megaevento esportivo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p390Resumo
Escolhida para abrigar alguns jogos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 2014, Fortaleza teve de passar por um processo de transformação e investimentos em estrutura e em propaganda pelos governos estadual e municipal. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar como a maneira que as principais obras para a Copa foram apresentadas no caderno esportivo do Jornal O Povo contribuiu para elaboração da imagem de Fortaleza para a população local, como forma de justificar o fato de sediar o megaevento esportivo. Dentre os objetivos específicos, procurou-se compreender também o papel das intervenções na solidificação de Fortaleza como destino turístico. O recorte utilizado neste artigo são matérias veiculadas no período entre agosto 2012 a junho de 2013, principalmente o material referente à Copa das Confederações, o evento teste para Copa do Mundo, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009).
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