A Fortaleza da Copa do Mundo: o legado como ferramenta de legitimação do megaevento esportivo

Autores/as

  • Silvia Helena Belmino Universidade Federal do Ceará
  • Alissa Carvalho UFC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p390

Resumen

 

Escolhida para abrigar alguns jogos da Copa do Mundo de Fut­ebol da FIFA de 2014, Fortaleza teve de passar por um processo de transformação e investimentos em estrutura e em propaganda pelos governos estadual e municipal. Este artigo tem por objetivo identificar e analisar como a maneira que as principais obras para a Copa foram apresentadas no caderno esportivo do Jornal O Povo contribuiu para elaboração da imagem de Fortaleza para a população local, como forma de justificar o fato de sediar o megaevento esportivo. Dentre os objetivos específicos, procurou-se compreender também o papel das intervenções na solidificação de Fortaleza como destino turístico. O recorte utilizado neste artigo são matérias veiculadas no período entre agosto 2012 a junho de 2013, principalmente o material referente à Copa das Confederações, o evento teste para Copa do Mundo, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009).

Biografía del autor/a

Silvia Helena Belmino, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (2011). É coordenadora do Grupo de Pesquisa GICEU (Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo e Experiencia Urbana), na Universidade Federal do Ceará.

Alissa Carvalho, UFC

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2013).

Publicado

2014-10-26

Número

Sección

Núcleo Temático