Copa do Mundo FIFA 2014, seleção alemã e agendamento: uma análise das notícias do portal UOL como resultado das redes sociais

Autores

  • Rafiza Varão Universidade Católica de Brasília.
  • Fernanda Vasques Ferreira Universidade Católica de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p424

Resumo

 

Este artigo analisa a influência das ações desenvolvidas nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) pela seleção alemã na Copa do Mundo de Futebol, realizada no Brasil em 2014, na escolha de notícias realizada pelo portal UOL no período. Trabalha-se com a percepção de novos fluxos de agendamento, notadamente advindos das redes sociais, buscando-se compreender como os alemães agendaram o maior portal do Brasil pelo uso dos canais da web. As matérias foram examinadas a partir dos métodos da análise de conteúdo e são referentes ao período das oitavas de final até afinal do torneio (de 30 de junho a 13 de julho), quando o foco na seleção alemã, finalista e campeã do torneio, foi ampliado. Como resultado, evidencia-se um impacto decisivo das publicações da seleção nas redes sociais na divulgação noticiosa do UOL.

Biografia do Autor

Rafiza Varão, Universidade Católica de Brasília.

Professora da Universidade Católica de Brasília. Doutora em Teorias e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Brasília.

Fernanda Vasques Ferreira, Universidade Católica de Brasília.

Professora da Universidade Católica de Brasília. Doutoranda em Jornalismo e Sociedade na Universidade de Brasília. Mestre em Imagem e Som pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2014-10-30

Edição

Seção

Núcleo Temático