Copa do Mundo FIFA 2014, seleção alemã e agendamento: uma análise das notícias do portal UOL como resultado das redes sociais

Autores/as

  • Rafiza Varão Universidade Católica de Brasília.
  • Fernanda Vasques Ferreira Universidade Católica de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2014v11n2p424

Resumen

 

Este artigo analisa a influência das ações desenvolvidas nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) pela seleção alemã na Copa do Mundo de Futebol, realizada no Brasil em 2014, na escolha de notícias realizada pelo portal UOL no período. Trabalha-se com a percepção de novos fluxos de agendamento, notadamente advindos das redes sociais, buscando-se compreender como os alemães agendaram o maior portal do Brasil pelo uso dos canais da web. As matérias foram examinadas a partir dos métodos da análise de conteúdo e são referentes ao período das oitavas de final até afinal do torneio (de 30 de junho a 13 de julho), quando o foco na seleção alemã, finalista e campeã do torneio, foi ampliado. Como resultado, evidencia-se um impacto decisivo das publicações da seleção nas redes sociais na divulgação noticiosa do UOL.

Biografía del autor/a

Rafiza Varão, Universidade Católica de Brasília.

Professora da Universidade Católica de Brasília. Doutora em Teorias e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Brasília.

Fernanda Vasques Ferreira, Universidade Católica de Brasília.

Professora da Universidade Católica de Brasília. Doutoranda em Jornalismo e Sociedade na Universidade de Brasília. Mestre em Imagem e Som pela Universidade de Brasília.

Publicado

2014-10-30

Número

Sección

Núcleo Temático