Portais de notícia brasileiros e interesse dos internautas: o que mudou entre 2012 e 2013 na composição da seção “notícias mais lidas”?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2015v12n2p359Resumo
Este artigo apresenta uma análise sobre o interesse dos internautas que acessam portais informativos. Para tanto, utiliza-se de dados sobre as notícias mais buscadas em cinco grandes sites brasileiros – UOL, Terra, G1, O Globo e Folha.com. A coleta deste material ocorreu durante o período eleitoral de 2012 e foi replicada no mesmo período de 2013, ano não eleitoral. Discute-se, comparativamente, as alterações e manutenções no que diz respeito aos temas e características das notícias que foram as mais lidas do dia nesses veículos de comunicação analisados nos dois períodos. Considera-se importante identificar que tipo de informação chama a atenção dos usuários neste espaço, partindo do pressuposto de que as notícias caracterizadas como softnews (entretenimento, celebridades e esportes) pouco oferecem de substantivo para agregar o debate, enquanto que as hardnews (saúde, educação, política, violência, minorias, entre outros) ressaltam temas de interesse público. Ao todo foram 1.929 entradas em 2012 e 1.806 em 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons