Representações Sociais do Nordeste: eu vi um Pernambuco na TV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2016v13n1p154

Resumo

 

Este artigo tem como objetivo central sugerir uma categorização das notícias sobre Pernambuco, Nordeste do Brasil, exibidas no Jornal Nacional da Rede Globo. Buscamos entender como é construída a imagem do Estado no noticiário televisivo de maior audiência do país. Para isso, recorremos a Teoria das Representações Sociais, de Serge Moscovici, bem como as Teorias do Jornalismo, para entender como são produzidas e selecionadas as notícias. Foram analisadas 39 reportagens sobre Pernambuco, exibidas em 2010 e 2011, depois propostas seis categorias de notícias:  O factual; Pernambuco como modelo; celebridades; manifestação cultural; desastres e serviço público. A pesquisa realizada aponta no sentido de que as representações sociais de Pernambuco no Jornal Nacional são resultado de uma produção midiática construída nas rotinas e práticas profissionais, e que elas já não são as mesmas, mas que ainda assim, carregadas de referências que nos remetem à nossa região. As representações sociais se apresentam como uma “rede” de ideias, metáforas e imagens, por isso, mais móveis e fluidas que teorias. 

Biografia do Autor

Alfredo Eurico Vizeu, UFPE

Decom?UFPE - Jornalismo

Renata Echeverria, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda (2013/...) e Mestra (2010/2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. De 2012 a 2014 ensinou no curso de Jornalismo na Uninassau (Faculdade Maurício de Nassau- Recife), as disciplinas: Telejornalismo II e Técnicas de Entrevista e Reportagem II. Trabalhou durante 11 anos (1996/2007) na TV Globo Nordeste, como apresentadora, repórter e editora de texto de telejornais.

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Publicado

2016-11-25