Autonomia e discriminação de pessoas com deficiência: formações discursivas de jornalistas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n1p102Resumo
Este trabalho procura apurar de que forma profissionais da imprensa que possuem algum tipo de deficiência física, intelectual ou visual constroem sentidos a respeito da autonomia e das discriminações enfrentadas por esse grupo social, em especial no que concerne ao mercado de trabalho. Para tanto, foram entrevistados nove jornalistas, com distintas bagagens e diferentes graus de deficiência. Partimos da pesquisa bibliográfica e documental, aplicando aos depoimentos a Análise de Discurso de linha francesa. As sequências discursivas aqui trabalhadas foram retiradas de entrevistas realizadas para a produção de um trabalho de conclusão de curso em Jornalismo. O trabalho se justifica à medida que se propõe a investigar um tema que, potencialmente, atinge ao menos 23,9% da população brasileira que, segundo o censo de 2010 do IBGE, possui algum grau de deficiência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à revista Estudos em Jornalismo e Mídia o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Estudos em Jornalismo e Mídia.
