Autonomia e discriminação de pessoas com deficiência: formações discursivas de jornalistas

Autores

  • Carlos Alberto Zanotti Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
  • Bárbara Garcia Pedroso Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n1p102

Resumo

Este trabalho procura apurar de que forma profissionais da imprensa que possuem algum tipo de deficiência física, intelectual ou visual constroem sentidos a respeito da autonomia e das discriminações enfrentadas por esse grupo social, em especial no que concerne ao mercado de trabalho. Para tanto, foram entrevistados nove jornalistas, com distintas bagagens e diferentes graus de deficiência. Partimos da pesquisa bibliográfica e documental, aplicando aos depoimentos a Análise de Discurso de linha francesa. As sequências discursivas aqui trabalhadas foram retiradas de entrevistas realizadas para a produção de um trabalho de conclusão de curso em Jornalismo. O trabalho se justifica à medida que se propõe a investigar um tema que, potencialmente, atinge ao menos 23,9%  da população brasileira que, segundo o censo de 2010 do IBGE, possui algum grau de deficiência.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Zanotti, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Jornalista, professor e pesquisador da Faculdade de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. E-mail: carlos.a.zanotti@gmail.com.

Bárbara Garcia Pedroso, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Jornalista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas. E-mail: babi_gpedroso@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2017-10-10