Sobre o papel das agências de Relações Públicas durante guerras e conflitos internacionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n1p25Resumo
Este artigo de caráter exploratório aborda o trabalho de agências de Relações Públicas (RP) para Estados-nação durante períodos de guerras e conflitos. Por meio de estratégias como a construção da imagem do inimigo, desinformação, eufemismos, veiculação de notícias encenadas ou muitas vezes falsas, trava-se uma guerra discursiva com o objetivo de ganhar a opinião pública e legitimar um conflito. Como exemplo, o texto reúne estudos de casos, presentes na literatura alemã, que mostram o envolvimento de empresas de RP nas Guerras dos Balcãs e Kosovo (1999), do Cáucaso (2008) e do Golfo (1991).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons