Qualidade no Telejornalismo Público: uma proposta de método de avaliação para jornalistas e cidadãos

Autores

  • José Tarcísio Silva Oliveira Filho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2017v14n1p63

Resumo

A busca por formas de aferição da qualidade é importante para avaliar o cumprimento do papel social do jornalismo por emissoras de TV, seja através dos princípios editoriais ou das obrigações constitucionais. Devido à ausência de um órgão regulador para o jornalismo audiovisual no Brasil, os métodos de avaliação elaborados pela academia ocupam uma posição importante. Por meio da pesquisa bibliográfica sobre qualidade, na perspectiva do (tele)jornalismo como construção social, além de entrevistas com profissionais envolvidos no processo de produção da notícia da TV Brasil, este trabalho propõe uma matriz para avaliar a qualidade da TV Pública. Tomando o noticiário Repórter Brasil Segunda Edição (TV Brasil) como objeto empírico, as conclusões apontam que muitos dos verificadores de qualidade não são atendidos pela emissora pública.

Biografia do Autor

José Tarcísio Silva Oliveira Filho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Jornalismo Político e possui MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). E-mail: jtarcisiofilho@gmail.com.

Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professora do Programa de Pós-Graduação e da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). E-mail: iluskac@globo.com.

Downloads

Publicado

2017-10-10