O impacto da interatividade via WhatsApp na produção noticiosa do jornal Diário Gaúcho
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2018v15n1p40Resumo
Muito mais dinâmicas, conectadas e dispostas a opinar e a colaborar, as audiências dos veículos de comunicação mainstream estão fazendo chegar às redações, por meio de processos interativos mediados por dispositivos móveis, conteúdo variado que impacta em diferentes fases da produção da notícia. O objetivo deste trabalho, desenvolvido a partir de observação participante na redação do Diário Gaúcho, jornal popular sediado em Porto Alegre (RS), foi avaliar essa interferência do público nas rotinas produtivas, em etapas pré-definidas como pauta, apuração e divulgação. A análise qualitativa centrou-se nas mensagens trocadas durante cinco dias entre redação e público via aplicativo WhatsApp, ferramenta que mostra-se promissora na instauração de ambientes dialógicos entre veículos e seus leitores. Como resultado, pode-se adiantar que a maior parte do conteúdo gerado a partir da relação redação-audiência por meio do WhatsApp resultou em pauta, mas que a interferência do leitor e os diálogos estabelecidos em outras etapas do processo também evidenciaram potencial para qualificar o conteúdo entregue ao leitor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes. A revista Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons