Observatórios de mídia e a comunicação democrática: um olhar sobre as notícias de políticas públicas

Autores

  • Ana Cristina Spannenberg Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Diva Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Neimar da Cunha Alves Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n1p100

Resumo

Sustentado pela perspectiva da comunicação democrática, o presente artigo apresenta os resultados das primeiras análises divulgadas pelo Luminar – Observatório de Mídia e Políticas Públicas, vinculado ao Curso de Jornalismo e ao Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes – Educomunicação, ambos vinculados à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Foram observadas 995 notícias sobre políticas públicas em 37 veículos de comunicação na mídia de Uberlândia/MG, nos principais jornais digitais da Região Sudeste e em veículos de comunicação alternativa digital, focando nos temas educação, habitação, saúde e trabalho. Os resultados demonstram pouco espaço dedicado à temática, ausência da sociedade civil, além de excessiva burocratização das fontes, apontando para a necessidade de leitura crítica da mídia.

Biografia do Autor

Ana Cristina Spannenberg, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Jornalista, professora do Curso de Jornalismo da UFU, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA/2004) e doutora em Ciências Sociais (UFBA/2009), coordenadora do projeto “Políticas Sociais em pauta (...)”. E-mail: anaspann@gmail.com

Diva Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pedagoga, professora do Curso de Jornalismo da UFU, coordenadora do PET Conexões de Saberes – Educomunicação. E-mail: diva@ufu.br

Neimar da Cunha Alves, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Jornalista, egresso do Curso de Jornalismo e mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia, colaborador do projeto “Políticas Sociais em pauta (...)”. E-mail: neimardca@gmail.com

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Publicado

2019-07-09

Edição

Seção

Núcleo Temático