Fake news e a falha da Folha de S. Paulo: visibilidade da crítica em casos de paródia e sátira jornalística

Autores

  • Ivan Paganotti FIAM-FAAM - Centro Universitário

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n1p194

Resumo

Em 2010, o jornal Folha de S. Paulo demandou judicialmente a remoção do site www.falhadespaulo.com.br, que imitava elementos de sua identidade visual para criticar seu noticiário. Este estudo analisa como o conteúdo removido encontrou novos espaços online, dando ainda mais atenção para o que se procurava ocultar. Para isso, serão analisados documentos legais usados como prova e também como instrumento de legitimação da narrativa objetiva em um site de humor, publicados por um dos lados da contenda para destacar sua transparência em caso que envolve pedidos de ocultamento. Com a decisão final, protegendo o direito de paródia (e negando a remoção de site ainda fora do ar), é necessário analisar como o caso adianta elementos da discussão sobre sites que imitam o jornalismo para sua crítica, um sentido polêmico do termo “ fake news”.

Biografia do Autor

Ivan Paganotti, FIAM-FAAM - Centro Universitário

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM – Centro Universitário. E-mail: ivanpaganotti@gmail.com

Referências

ABBASI, Ahmed; ZHANG, Zhu; ZIMBRA, David, CHEN, Hsinchun; NUNA-MAKER JR., Jay F. Detecting fake websites: the contribution of statistical learning t heor y. MIS Quarterly, vol. 34, n. 3, pp. 435-461, set./2010. Disponível em: https://doi.org/10.2307/25750686. Acesso em: 7 mar. 2019.

ABEL, Angela D.; BARTHEL, Michael. Appropriation of mainstream news: how Saturday Night Live changed the political discussion. Critical Studies in Media Communication, vol. 30, n. 1, p. 1-16, mar. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15295036.2012.701011. Acesso em: 7 mar. 2019.

ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, vol. 31, n. 2, p. 211-36, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1257/jep.31.2.211. Acesso em: 7 mar. 2019.

BARSOTTI, Adriana. Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência. Florianópolis: Insular, 2014.

BAYM, Geofrey. he Daily Show: discursive integration and the reinvention of po-litical journalism. Political Communication, vol. 22, n. 3, p. 259-276, ago. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10584600591006492. Acesso em: 7 mar. 2019.

BAYM, Geofrey; JONES, Jefrey P. News parody in global perspective: politics, power and resistance. Popular Communication, vol. 10, n. 1, p. 2-13, fev. 2012. Dis-ponível em: https://doi.org/10.1080/15405702.2012.638566. Acesso em: 7 mar. 2019.

BERKOWITZ, Dan; SCHWARTZ, David Asa. Miley, CNN and he Onion. Journa-lism Practice, vol. 10, n. 1, p.1-17, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1080/17512786.2015.1006933. Acesso em: 7 mar. 2019.BITTAR, Carlos Alberto. Direito de autor. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

BORDEN, Sandra L.; TEW, Chad. he role of journalist and the performance of jour -nalism: ethical lessons from “fake” news (seriously). Journal of Mass Media Ethics, vol. 22, n. 4, dez. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08900520701583586. Acesso em: 7 mar. 2019.

DAY, Amber; THOMPSON, Ethan. Live from New York, it’s the fake news! Saturday Night Live and the (non)politics of parody. Popular Communication, vol. 10, p. 170-182, fev. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1080/15405702.2012.638582. Acesso em: 7 mar. 2019.

DORNELLES, Beatriz Pires; GERSON, Deborah Cattani. he i-Piaui Herald e o caso Cachoeira: um estudo sobre falso noticiário. Animus, vol. 13, n. 25, 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/217549776720. Acesso em: 7 mar. 2019.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universida-de de Brasília, 2001.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. Abingdon: Routledge, 2003.

FREITAS, Janio de. Segredos da Justiça. Folha de S. Paulo, 02/08/2009. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0208200910.htm. Acesso em: 7 mar. 2019.

GERSON, Deborah Cattani. Ainal, o que é pseudonotícia? Um estudo sobre o he i-Piauí Herald, O Sensacionalista e o Laranjas News. Dissertação (Mestrado em Co-municação Social) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10923/6657. Acesso em: 7 mar. 2019.

HOFFMAN, Lindsay H.; YOUNG, Dannagal G. Satire, punch lines and the nightly news: untangling media efects on political participation. Communication Research Reports, vol. 28, n. 2, abr.-jun. 2011, p. 159-168. Disponível em: https://doi.org/10.1080/08824096.2011.565278. Acesso em: 7 mar. 2019.

HUBERT. O Planeta Diário. Rio de Janeiro: Desiderata, 2007.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Lisboa: Edições 70, 1985.

HUTCHEON, Linda. Teoria e política da ironia. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

JÁCOME, Phellipy Pereira. Qual o papel das notícias simuladas? Jornalismo nor-mativo através das narrativas críticas da revista Barcelona e he Daily Show. Bra-zilian Journalism Research, v. 12, n. 2, p. 188-211, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.25200/BJR.v12n2.2016.880. Acesso em: 7 mar. 2019.

KUCINSKI, Bernardo. Jornalistas e revolucionários – nos tempos da imprensa al-ternativa. São Paulo: Editora Página Aberta, 1991.

KUSHNIR, Beatriz. Cães de guarda – jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988. São Paulo: Boitempo, 2004.

LAPA, Bruna. Caras X Bundas: uma construção paródica. Anais do VIII Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais. Belo Hori-zonte: Ecomig, 2015. Disponível em: https://ecomig2017.com/edicao-atual-2. Acesso em: 7 mar. 2019.

MATTOS, Sérgio. Mídia Controlada: a história da censura no Brasil e no mundo. São Paulo: Paulus, 2005.

PAGANOTTI, Ivan. Ecos do silêncio: liberdade de expressão e relexos da censura no Brasil pós-abertura democrática. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-26062015-163043/pt-br.php. Acesso em: 7 mar. 2019.

PETLEY, Julian. Censoring the word. London/New York/ Calcuta: Seagull, 2007.

RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

ROSE, Margaret. Parody: ancient, modern and post-modern. Cambridge: Universi-ty Press, 1993.

SROUR, Robert Henry. Por que empresas eticamente orientadas? Organicom, v. 5, n. 8, p. 59-67, 1º sem. 2008. Disponível em: http://www.eca.usp.br/departam/crp/cur-sos/posgrad/gestcorp/organicom/re_vista8/59a67.pdf. Acesso em: 7 mar. 2019.

TANDOC JR., Edson C.; LIM, Zheng Wei; LING, Richard. Deining ‘Fake News’ - A typology of scholarly deinitions. Digital Journalism, vol. 6, n. 2, p. 137-153. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/21670811.2017.1360143. Acesso em: 7 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2019-07-09