SEO no jornalismo: títulos testáveis e suas implicações

Autores

  • Thaisa Bueno Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Lucas Santiago Arraes Reino Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p98

Resumo

Este artigo estuda os títulos jornalísticos nos cibermeios sob a perspectiva dos profissionais que atuam na área em grandes e pequenos veículos do Brasil. Foram entrevistados jornalistas da revista Veja, BuzzFeed, El País Brasil, Zero Hora e Semana Online com o objetivo de entender como as exigências de monitoramento das métricas e estratégias de SEO (Search Engine Optimization) têm transformado a narrativa jornalística, tendo como objeto a produção de títulos das matérias. O estudo busca entender como essa luta por engajamento interfere na escrita e edição dos títulos, bem como refletir sobre como os jornalistas enxergam essa interposição e seu impacto no que se entende por jornalismo de qualidade, pautado na orientação-base de informar, a partir da perspectiva dos jornalistas submetidos a essa mudança.

Biografia do Autor

Thaisa Bueno, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora do programa de pós-graduação Mestrado em Comunicação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz. É coordenadora do grupo de pesquisa Gciber (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura) e integrante do Ciberjor (Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo), em parceria com a UFMS. E-mail: thaisabu@gmail.com.

Lucas Santiago Arraes Reino, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Comunicação pela Pontifícia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PUC-RS), professor do Programa de Pós-graduação Mestrado em Comunicação Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de Imperatriz. Integra os grupos de pesquisa Gciber (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura) e Ciberjor (Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo). E-mail: lucas@ufma.br.

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Publicado

2019-11-11