O cinegrafista Buster Keaton: cinema e jornalismo como espetáculo em O homem das novidades
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p131Resumo
Este artigo tem o propósito analisar o filme The Cameraman (1928), dirigido por Edward Sedgwick e protagonizado por Buster Keaton, tomando-o como ponto de reflexão sobre o jornalismo como espetáculo midiático. Com atinência ao contexto histórico-cultural em que o filme foi produzido e lançado – o fim do cinema mudo –, busca-se demonstrar, por meio de análise de procedimentos narrativo-cinematográficos, de que maneira a ocorrência metacinematofráfica em The Cameraman desvela os mecanismos cinejornalísticos nos quais o repórter-cinegrafista participa ativamente da construção do acontecimento jornalístico convertido em imagens “documentais” na versão de newsreel. De modo desconcertante, a configuração cinematográfica em The Cameraman articula o motivo temático do boy meets girl ao percurso ascendente do protagonista-repórter no campo do jornalismo como expressão da modernidade, em que ele atua à maneira de um diretor cinematográfico e passa a ser personagem da própria narrativa jornalística.
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