O cinegrafista Buster Keaton: cinema e jornalismo como espetáculo em O homem das novidades

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DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2020v17n1p131

Resumo

Este artigo tem o propósito analisar o filme The Cameraman (1928), dirigido por Edward Sedgwick e protagonizado por Buster Keaton, tomando-o como ponto de reflexão sobre o jornalismo como espetáculo midiático. Com atinência ao contexto histórico-cultural em que o filme foi produzido e lançado – o fim do cinema mudo –, busca-se demonstrar, por meio de análise de procedimentos narrativo-cinematográficos, de que maneira a ocorrência metacinematofráfica em The Cameraman desvela os mecanismos cinejornalísticos nos quais o repórter-cinegrafista participa ativamente da construção do acontecimento jornalístico convertido em imagens “documentais” na versão de newsreel. De modo desconcertante, a configuração cinematográfica em The Cameraman articula o motivo temático do boy meets girl ao percurso ascendente do protagonista-repórter no campo do jornalismo como expressão da modernidade, em que ele atua à maneira de um diretor cinematográfico e passa a ser personagem da própria narrativa jornalística.

 

 

Biografia do Autor

Marcelo Magalhães Bulhões, Universidade Estadual Paulista

Livre-docente (Unesp) em Teoria Literária, Doutor em Literatura Brasileira (USP) e Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e do Curso de Graduação em Jornalismo da Unesp – FAAC. E-mail: marcelo.bulhoes@unesp.br.

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Publicado

2020-06-18