Plataformas algorítmicas e economia da desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2021.e77485

Resumo

Este artigo de reflexão teórica, ancorado em pesquisa bibliográfica, propõe-se a demonstrar que as plataformas algorítmicas são espaços propícios à desinformação, em virtude da maneira como suas características tecnológicas são instrumentalizadas por seu modelo de negócios, resultando na prevalência do valor-algoritmo sobre o valor-notícia. Para apreender tal instrumentalização, bem como os seus efeitos no que tange à desinformação, o modus operandi das plataformas é analisado sob quatro rubricas. Onimediação desigual é a proliferação das instâncias de mediação, cada usuário atuando em alguma medida como influenciador e sendo influenciado por incontáveis outros. Arena de atenção consiste na condição de disputa permanente entre os usuários que suplanta a esfera pública. Exposição calibrada designa – em lugar de exposição seletiva, câmaras de eco ou bolhas de filtro – o direcionamento ponderado dos conteúdos exibidos a cada usuário. E máquinas de guerra híbrida são mobilizações desestabilizadoras cujo comando está fora do controle das plataformas.

Biografia do Autor

Julio Cesar Lemes de Castro, Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisador do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP). Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorados em Psicologia Social (USP), Comunicação e Cultura (UFRJ) e Comunicação e Cultura (Uniso). Site acadêmico: http://www.jclcastro.com.br/

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Publicado

2022-01-03