Jornalismo online e consumo de notícias na América Latin a partir das “mais lidas”
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2022.e78760Palavras-chave:
Jornalismo online, Consumo, América LatinaResumo
Este artigo analisa os padrões de consumo de notícias publicadas por cinco portais de notícias da América Latina, a partir da seção “mais lidas do dia”. A pesquisa observa 30 dias de publicações, sendo que foram incluídos os seguintes veículos: Folha de S. Paulo (Brasil), El País (Uruguai), Clarín (Argentina), El Universal (México) e El Tiempo (Colômbia). A partir da Análise de Conteúdo (AC), foram observadas 795 notícias e neste artigo discute-se a preferência temática, a abrangência e o engajamento dos leitores. Os resultados mostram diferenças e semelhanças entre veículos no que tange aos assuntos predominantes nas notícias do ranking, sendo que há um padrão pela abrangência nacional, e que nem sempre o entretenimento se destaca. Já os comentários se concentram constantemente nos temas políticos.
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