Jornalismo online e consumo de notícias na América Latin a partir das “mais lidas”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2022.e78760

Palavras-chave:

Jornalismo online, Consumo, América Latina

Resumo

Este artigo analisa os padrões de consumo de notícias publicadas por cinco portais de notícias da América Latina, a partir da seção “mais lidas do dia”. A pesquisa observa 30 dias de publicações, sendo que foram incluídos os seguintes veículos: Folha de S. Paulo (Brasil), El País (Uruguai), Clarín (Argentina), El Universal (México) e El Tiempo (Colômbia). A partir da Análise de Conteúdo (AC), foram observadas 795 notícias e neste artigo discute-se a preferência temática, a abrangência e o engajamento dos leitores. Os resultados mostram diferenças e semelhanças entre veículos no que tange aos assuntos predominantes nas notícias do ranking, sendo que há um padrão pela abrangência nacional, e que nem sempre o entretenimento se destaca. Já os comentários se concentram constantemente nos temas políticos.

Biografia do Autor

Michele Goulart Massuchin, Universidade Federal do Paraná

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) e Ciência Política
(PPGCP) e do Departamento de Comunicação da da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vice-
coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP-UFPR).

Camilla Quesada Tavares, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Curso de Comunicação
Social - Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Imperatriz). Doutora em
Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do grupo de
pesquisa Comunicação, Política e sociedade (COPS).

Referências

BACHMANN, I.; HARLOW, S. Interactividad y multimedialidad en periódicos latinoamericanos: avances en una transición incompleta. Cuadernos de Información, n. 30, p. 41-52, 2012.

BARSOTTI, A. As máquinas não param: o jornalismo em rede na era da convergência de redações. Líbero, ano XXI, n. 41, p. 142-154, 2018.

BARSOTTI, A. Transformações contemporâneas nas práticas jornalísticas: o jornalista online como mobilizador de audiência. E-Compós, v. 17, n. 1, p. 1-20, 2014.

BAUER, M. Análise de conteúdo clássica: uma revisão. In: Bauer, M. W.; Gaskell, G. (Eds.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, P. 189-217, 2002.

BOCZKOWSKI, P. J.; MITCHELSTEIN, E.; WALTER, M. Convergence across divergence: understanding the gap in the online news choices of journalists and consumers in Western Europe and Latin America. Communication Research, v. 38, n. 1, p. 376-396, 2011. DOI: 10.1177/0093650210384989.

CERVI, E. U. Como os webleitores do “Portal Estadão” comentaram a eleição de Dilma Rousseff em 2010: uma discussão sobre os participantes do debate público em campanhas eleitorais nos novos meios de comunicação. Explanans, v. 2, n. 1, p. 75-99, 2013.

CERVI, E. U.; MASSUCHIN, M. G. O que interessa ao público nos portais informativos? Revista Compolítica, v. 2, n. 3, p. 123-154, 2013.

CERVI, E U. Manual de métodos quantitativos para iniciantes em Ciência Política. Curitiba: CPOP-UFPR, 2017.

GARCÍA-PERDOMO, V.; SALAVERRÍA, R.; KILGO, D. K.; HARLOW, S. To Share or Not to Share: The influence of news values and topics on popular social media content in the United States, Brazil, and Argentina. Journalism Studies, v. 19, n. 8, p. 1180-1201, 2017.

HARCUP, T.; O’NEILL, D. What Is News? Galtung and Ruge revisited. Journalism Studies, v. 2, n. 2, p. 261-280, 2011. DOI: 10.1080/14616700118449.

KRIPPENDORFF, K. Metodologia de análisis de contenido: teoría y práctica. Barcelona: Paidós, 1990.

MESQUITA, G.; VIZEU, A. A audiência potente e as novas relações no jornalismo. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 11, n. 2, p. 596-607, 2015.

MITCHELSTEIN, E.; BOCZKOWSKI, P. J.; ANDELSMAN, V.; LEIVA, S. Política y pelotas: los intereses temáticos de los usuarios de sitios de noticias líderes en Argentina en 2016. CIC. Cuadernos de Información y Comunicación, v. 22, p. 63-78, 2017. DOI: 10.5209/CIYC.55967.

MITOZO, I. B.; MASSUCHIN, M. G.; CARVALHO, F. Debate político-electoral en Facebook: los comentarios del público en posts de noticias en la elección presidencial de 2014. Opin. Publica [online], v. 23, n. 2, p. 459-484, 2017. DOI: 10.1590/1807-01912017232459.

MASSUCHIN, M; TAVARES, C. Portais de notícia brasileiros e interesse dos internautas: o que mudou entre 2012 e 2013 na composição da seção “notícias mais lidas”? Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 12, n. 2, 2015, p. 359-378.

SAMPAIO, R. C.; BARROS, S. A. R. Deliberação no jornalismo online: um estudo dos comentários do Folha.com.Intexto, v. 2, n. 23, p. 183-202, 2010.

SHOEMAKER, P.; VOS, T. Teoria do Gatekeeping. Seleção e construção da notícia. Porto Alegre: Penso, 2011.

SHOEMAKER, P.; JOHNSON, P. R.; SEO, H.; WANG, X. Os leitores como Gatekeepers das notícias on-line: Brasil, China e Estados Unidos. Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo, v. 6, n. 1, p. 58-83, 2010. DOI: 10.25200/BJR.v6n1.2010.247.

TAVARES, Camilla Quesada. A CRISE DO MODELO TRADICIONAL DE JORNALISMO: Reconfiguração da prática profissional na redação da Gazeta do Povo. Tese (doutorado) Universidade Federal Fluminense: Niterói, 2018.

TEWKSBURY, D. What do Americans really want to know? Tracking the behavior of News readers on the internet. Journal of Communication, v. 53, n. 4, p. 694-710, 2003. DOI: 10.1111/j.1460-2466.2003.tb02918.x.

VIDAL, D. Imprensa, Jornalismo e Interesse Público. 221 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília, 2009.

VU, H. T. (2014). The online audience as gatekeeper: The influence of reader metrics on news editorial selection. Journalism, v. 15, n. 8, p. 1094–1110, 2009. DOI: 10.1177/1464884913504259.

WELBERS, K.; ATTEVELDT, W.; KLEINNIJENHUIS, J.; RUIGROK, N.; SCHAPER, J. News selection criteria in the digital age: professional norms versus online audience metrics. Journalism, p. 1-17, 2015. DOI: 10.1177/1464884915595474.

Downloads

Publicado

2022-06-29