Perfil e desafios institucionais dos primeiros anos de ensino de jornalismo na ECA-USP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2022.84504

Palavras-chave:

ECA-USP, Primeiros anos, Perfil docente, Projeto formativo, Ensino do Jornalismo

Resumo

O artigo mapeia características e desafios do processo de institucionalização do ensino de jornalismo na ECA, entre as décadas de 1960 e 1970. Chama atenção para aspectos do projeto formativo, estrutura curricular e desenho institucional da escola, além do perfil dos professores vinculados à fundação do curso de jornalismo, em especial o papel daquele que viria a ser sua principal liderança - José Marques de Melo. Mobiliza documentos institucionais e trechos de entrevistas realizadas com docentes que atuaram na instituição no referido período. Apesar dos obstáculos vivenciados no espaço institucional - especialmente a partir da década de 1970, em função da conjuntura política do regime militar – localiza esforços da equipe docente, nos anos iniciais de funcionamento do curso, direcionados à implantação de atividades laboratoriais, produção de pesquisa, seminários, além de tentativas de articulação com o setor produtivo. São ações que sinalizavam a intenção do Departamento de Jornalismo de projetar posição de protagonismo nos debates sobre o ensino e a formação dos profissionais da área, constituindo o curso da ECA como lugar de referência.

Biografia do Autor

Michelle Roxo de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru)

Jornalista, cientista social e doutora em Comunica- ção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp- -Bauru).

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Publicado

2022-12-30