Entre o objetivo e o subjetivo: a presença de novos valores-notícia no jornalismo esportivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e93478

Palavras-chave:

Jornalismo esportivo, Valores-notícia, Audiência

Resumo

O jornalismo esportivo comporta-se com atrevimento capaz de desafiar determinadas regras basilares da profissão para se tornar uma espécie de laboratório de experimentação, explorando novos caminhos narrativos e formatos (TORRIJOS, 2022). Neste sentido, este artigo propõe uma revisão bibliográfica para abordar alguns dos conceitos relativos à noticiabilidade, ao valor-notícia e à seleção noticiosa, especialmente a partir da visão de Nelson Traquina e Mauro Wolf, para realizar uma correlação de como essas classificações dialogam com o jornalismo esportivo. Observamos que este campo é capaz de ressignificar determinados valores e fazer aparecer outros, sendo um fértil produtor de debates que dialogam com o objetivo e o subjetivo. Além disso, este trabalho também propõe novos valores-notícia surgidos, essencialmente, por via das mudanças sociais, do impacto da audiência potente (MESQUITA, 2022) e da evolução tecnológica.

Biografia do Autor

Daniel Leal, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e membro do ReNEme – Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte.

Giovana Mesquita, UFPE

Professora adjunta do curso de Comunicação do CAA-UFPE e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

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Publicado

2023-09-19