Entre o objetivo e o subjetivo: a presença de novos valores-notícia no jornalismo esportivo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.e93478Palavras-chave:
Jornalismo esportivo, Valores-notícia, AudiênciaResumo
O jornalismo esportivo comporta-se com atrevimento capaz de desafiar determinadas regras basilares da profissão para se tornar uma espécie de laboratório de experimentação, explorando novos caminhos narrativos e formatos (TORRIJOS, 2022). Neste sentido, este artigo propõe uma revisão bibliográfica para abordar alguns dos conceitos relativos à noticiabilidade, ao valor-notícia e à seleção noticiosa, especialmente a partir da visão de Nelson Traquina e Mauro Wolf, para realizar uma correlação de como essas classificações dialogam com o jornalismo esportivo. Observamos que este campo é capaz de ressignificar determinados valores e fazer aparecer outros, sendo um fértil produtor de debates que dialogam com o objetivo e o subjetivo. Além disso, este trabalho também propõe novos valores-notícia surgidos, essencialmente, por via das mudanças sociais, do impacto da audiência potente (MESQUITA, 2022) e da evolução tecnológica.
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