Jornalismo, algoritmos e imparcialidade: uma análise sobre a startup Knowhere News

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.94993

Palavras-chave:

Jornalismo, Algoritmos, Imparcialidade

Resumo

O artigo analisa a startup Knowhere News para discutir as implicações da produção algorítmica de notícias. Discutimos os algoritmos como máquinas de conhecimento e as implicações ideológicas dos designers de software na configuração das diretrizes de ação dessas ferramentas. A partir do caso, que tem a imparcialidade como matriz editorial, buscamos compreender os sentidos sobre imparcialidade propostos pela startup e, a partir de uma análise do produto jornalístico, buscamos mapear de que forma os agentes humanos e não humanos buscam construir efeitos de imparcialidade nas notícias. O mapeamento considerou um conjunto de 6 matérias, produzidas cada uma em três versões (etiquetadas como positiva, negativa e neutra), totalizando 18 textos. A análise foi realizada considerando os eixos de operação da natural language generation (NLG) e nos permitiu reconhecer padrões de produção dos efeitos de imparcialidade, ligados a seleção, hierarquização, omissão e lexicalização de informações.

Biografia do Autor

Laura Strelow Storch, Universidade Federal de Santa Maria

Professora na Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Mestre e Doutora em Comunicação e Informação/Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bruna Meinen Feil, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda na Universidade Federal de Santa Martia/UFSM.

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Publicado

2024-08-08

Edição

Seção

Núcleo Temático