Inteligência Artificial no jornalismo: primeiras impressões sobre o uso do ChatGPT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-6924.2023.95061

Palavras-chave:

Jornalismo, Inteligência Artificial, ChatGPT

Resumo

Este artigo discute a utilização da inteligência artificial, mais especificamente do ChatGPT, na rotina jornalística em veículos de comunicação brasileiros, a partir da experiência de três repórteres. Para tanto, faz-se um resgate teórico resumido sobre os conceitos de inteligência artificial, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural. Por meio de um questionário com 13 perguntas, nosso objetivo é analisar as experiências que estão sendo realizadas com o ChatGPT nas redações jornalísticas, desde as motivações, passando pelas vantagens e desvantagens até as precauções e as projeções da utilização da ferramenta no jornalismo. A investigação merece ser aprofundada na medida em que o uso de ferramentas de inteligência artificial é popularizado e institucionalizado no jornalismo.

Biografia do Autor

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora pela universidade de São Paulo, professora Titular da UFSC, onde atua nos programas de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Programa de Pós-Gradução em Estudos da Tradução. 

Larissa Gaspar Coelho Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC) e especialista em Gestão da Inovação na Comunicação Digital (Cesusc). 

Referências

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Publicado

2024-08-08

Edição

Seção

Núcleo Temático